Sema intensifica fiscalização na Reserva Biológica do Parazinho, no Arquipélago do Bailique

Corrêa Neto -http://www.correaneto.com.br - 01/08/2012
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente intensificou os trabalhos de fiscalização na Reserva Biológica do Parazinho, no Arquipélago do Bailique. A ação ocorre por causa da desova que acontece no período de setembro a dezembro, época em que há maior concentração de pescadores na área.

Em março deste ano, a Sema, por meio da Coordenadoria de Gestão das Unidades de Conservação, realizou a soltura de 700 filhotes de quelônios da espécie tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa). A soltura foi realizada depois do período de monitoramento e manejo ocorrido durante cinco meses de 2011 e eclosão dos filhotes, que foram transferidos para piscinas com água e areia (imitação do ambiente natural do seu habitat), local onde permanecem até serem soltos, dois meses após a desova.

O trabalho redobrado de fiscalização na Reserva Biológica do Parazinho garante a proteção das tartarugas. De acordo com Keliane Castro, gerente do Núcleo de Proteção Integral da Sema, é proibida a pesca por determinação de uma lei federal, e só é permitida a presença de pesquisadores. Keliane ressalta, ainda, que o trabalho da secretaria na área tem como principal objetivo a manutenção das populações de quelônios amazônicos, além de resguardar a variedade genética dos estoques, sob a ótica da sustentabilidade.

Os trabalhos na Rebio do Parazinho já acontecem há alguns anos. São executados pela Sema em parceria com Batalhão Ambiental e comunidades do entorno da Reserva. Além da fiscalização na unidade, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente está fazendo um trabalho de mobilização com a população local. A ação se dá por meio de pequenas palestras e conversas informais para sensibilizar os moradores sobre a preservação da Reserva e a sua importância.



http://www.correaneto.com.br/site/noticias/29333
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Parazinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.