REBIO na Paraíba promove oficina sobre aves

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 03/07/2012
A Reserva Biológica (Rebio) Guaribas, na Paraíba, promove nesta quarta-feira (4), das 13h30 às 17h, a I Oficina de Gestão de Biodiversidade e Pesquisa Aplicada. O evento será no auditório da Floresta Nacional (Flona) de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. A oficina, que tem como tema "Aves como indicadores para a conservação", é direcionada a pesquisadores e gestores que trabalham com aves na Rebio e também a convidados.

O tema foi escolhido devido às aves serem o grupo mais bem estudado e com mais pesquisadores ativos na Rebio Guaribas. A reserva é apontada como uma das poucas áreas ainda relativamente bem protegidas e, portanto, foco maior dos esforços de conservação do ICMBio na região.

Segundo os organizadores, "a oficina visa a buscar uma compreensão de como diversos projetos podem interagir para que as propriedades emergentes de se ter um esforço de coleta de dados e de proteção tão grandes se efetive em modelo regional para a conservação da biodiversidade."

A oficina tem, entre outros, os objetivos de encaminhar proposta de uso do grupo taxonômico "aves" como indicador de biodiversidade (ameaçadas, raras, endêmicas ...) para avaliações científicas (aplicadas) e gerenciais (por exemplo, monitoramento de biodiversidade); verificar principais ameaças e impactos que incidem regionalmente (área de influência da Rebio) sobre o grupo; e encaminhar proposta de atualização da lista histórica de aves da reserva.

Serviço:

Para ter acesso à programação completa da oficina acesse http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/3092-veja-a-programacao-da-oficina-sobre-aves-da-rebio-guaribas.html.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3087-rebio-na-paraiba-promove-oficina-sobre-aves.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guaribas
  • UC Restinga de Cabedelo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.