Portaria renova e altera a composição de Conselhos Deliberativos de duas UC

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 30/12/2011
Por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União a composição do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista de Ciriaco (MA) foi renovada e o Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra Geral (RS/SC), foi modificado. Ambas unidades de conservação (UC) são geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Com o objetivo de auxiliar a promoção de uma gestão compartilhada da UC com a participação da sociedade, os conselhos são integrados por representantes da sociedade e dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais. A formação de um conselho passa geralmente por três fases: a identificação dos atores governamentais e da sociedade civil que estejam de alguma forma relacionados com a UC, a sensibilização e mobilização destes atores e a sua formação propriamente dita.

Entre suas competências estão a elaboração do regimento interno; acompanhamento, implementação e revisão do Plano de Manejo da unidade, garantindo seu caráter participativo; busca da integração da unidade com as demais áreas protegidas e com o seu entorno, entre outras.

O mandato dos conselheiros é de dois anos, renovável por igual período, não remunerado e considerado atividade de relevante interesse.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2461-portaria-renova-e-altera-a-composicao-de-conselhos-deliberativos-de-duas-uc
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ciriaco
  • UC Serra Geral (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.