HOJE: Semarh/AL e IMA promovem II Encontro das Unidades de Conservação de Alagoas

Primeira Edição - http://primeiraedicao.com.br - 17/11/2011
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizam hoje [quinta-feira, 17] o II Encontro de Conselhos Gestores de Unidades de Conservação, que acontece no Village Barra mar Hotel, na Barra de São Miguel, litoral sul alagoano.

Alagoas possui hoje sete Unidades de Conservação (UCs) estaduais: cinco Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e duas Reservas Ecológicas (RESECs). Todas com Conselhos Gestores que, por determinação legal, são presididos pelos Chefes de APAs ligados a Diretoria de Unidades de Conservação (Diruc) do IMA.

O II Encontro tem o objetivo de aproximar os Conselhos para trocas de informação e experiência, identificar problemas e apontar soluções, iniciar o planejamento do próximo ano e conhecer informações sobre a caracterização das UCs alagoanas, através da palestra da professora Dra. Rochana Campos (Ufal), que dá inicio ao evento. Durante o restante do dia serão formados grupos de trabalho que participarão de oficinas sobre problemáticas, ações e soluções em Gestão de Unidades de Conservação.

UC, APA e RESEC

Unidade de Conservação, conforme o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), é uma área com "espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo poder público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime de administração ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção".

A APA é uma UC de uso sustentável com objetivo de proteger a diversidade biológica, disciplinar a ocupação e garantir a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Em Alagoas existem cinco: Santa Rita - compreendendo áreas dos municípios de Maceió, Coqueiro Seco e Marechal Deodoro; Catolé e Fernão Velho - Santa Luzia, Satuba, Maceió e Coqueiro Seco; Murici - Messias, Murici, Branquinha, União dos Palmares, São José da Lage, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino e Joaquim Gomes; Pratagi - Maceió, Rio Largo e Messias; e Marituba - Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto.

A denominação RESEC existe anterior ao SNUC e é uma Área de Proteção Integral que existe para garantir o reconhecimento de áreas em ecossistemas de alta fragilidade. No estado existem as de Roteiro - em Barra de São Miguel e Roteiro - e a de Saco da Pedra - em Marechal Deodoro, dentro da APA de Santa Rita.

Além das sete UCs, no estado de Alagoas existem 20 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), de propriedade privada, e um estudo para definição de uma área de Refúgio da Vida Silvestre.




http://primeiraedicao.com.br/noticia/2011/11/17/hoje-semarhal-e-ima-promovem-ii-encontro-das-unidades-de-conservacao-de-alagoas
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas