Sustentabilidade das praias da Costa Verde em pauta

O Globo, Rio, p. 28 - 16/10/2011
Sustentabilidade das praias da Costa Verde em pauta
TEDx reúne 150 pessoas e pede criação de reserva

Emanuel Alencar
emanuel.a1encar@oglobo.com.br

O encontro que reuniu 150 pessoas para discutir a sustentabilidade da Baía da Ilha Grande, sexta-feira, no auditório do Hotel Portobello Resort, em Mangaratiba, terminou com a entrega de uma cópia do projeto de lei que cria a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Praia do Aventureiro ao governador Sérgio Cabral. O coordenador-executivo do Conselho de Desenvolvimento sustentável da Ilha Grande, Valdir Siqueira, espera que o governador, que tem casa no condomínio, dê celeridade à tramitação do projeto, que está parado na Assembleia Legislativa desde o ano passado.
- O objetivo do encontro era alertar autoridades sobre as ameaças que o desenvolvimento da atividade do pré-sal pode trazer à Baía da Ilha Grande. Entregamos o projeto ao governador numa tentativa de sensibilizá-lo - afirmou Siqueira.
A criação da reserva numa das praias mais procuradas por turistas na Costa Verde acabaria com o impasse criado em 1981, com a formalização da Reserva Biológica (Rebio) da Praia do Sul. A partir daquele momento, acampamentos e residências do Aventureiro passaram a ficar dentro de uma unidade altamente restrita, que impede a presença humana. Com a transformação de uma parte dessa área em RDS, apenas pescadores tradicionais e seus descendentes poderiam permanecer.


Evento discute oportunidades de desenvolvimento
Transmitidas ao vivo, as 17 palestras ficarão disponíveis na Internet

Uma das palestrantes do TEDx da Baía da Ilha Grande, Neuseli Cardoso falou da importância da aprovação do projeto de lei que cria a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Praia do Aventureiro para tirar da ilegalidade os moradores tradicionais, pescadores que ocupam o local há 160 anos.
- Apenas 3% dos moradores do Aventureiros seriam desapropriados com a criação da RDS. É uma luta que, esperamos, tenha um final feliz - disse a professora, que nasceu na Ilha Grande.
Uma iniciativa do TED - fundação global nascida em 1984, na Califórnia, para disseminar ideais -, o encontro de sexta-feira contou com a presença de representantes do poder público, ONGs, ambientalistas e empresários. Todas as 17 palestras foram transmitidas em tempo real e permanecerão disponíveis do site . No centro das discussões, a busca pelos melhores caminhos para aproveitar as oportunidades de desenvolvimento da região sem causar prejuízos à sua biodiversidade.
Ambientalista defende limite de lotação turística
O ambientalista Israel Klabin, presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), disse que há tempo de evitar a degradação ambiental da Baía da Ilha Grande.
- Há uma enorme possibilidade de recursos financeiros para a conservação da Baía (da Ilha Grande). Mas os avanços só serão alcançados com uma mudança de governança. 0 caso da Baía de Guanabara é um exemplo a ser evitado, e há tempo para isso. Na própria Ilha Grande, devemos implementar um limite de lotação turística e da atividade portuária - defendeu o ambientalista, que é um dos fundadores da Área de Proteção Ambiental (APA) dos Tamoios criada em 1986 na área da baía da Ilha Grande.
Já Isaac Edington, presidente do Instituto EcoD e administrador de empresas, sugeriu que a região de Angra dos Reis passe a integrar a Rede Brasileira por Cidades Sustentáveis. A Rede abriga hoje 24 movimentos organizados e 14 em formação, em municípios brasileiros.

O Globo, 16/10/2011, Rio, p. 28
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (APA)
  • UC Praia do Sul
  • UC Marinha da Ilha Grande
  • UC Praia do Aventureiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.