Cemave planeja estratégias de conservação para Cardeal-Amarelo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 08/08/2011
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Aves Silvestres (Cemave) e da Coordenação de Planos de Ação, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB), realizou nos dias 2 e 3 de agosto, em Porto Alegre (RS), reunião prévia da oficina de elaboração do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Passeriformes Ameaçados dos Campos Sulinos e Espinilho (Pan Campos Sulinos).

O objetivo do encontro foi tratar protocolos que buscam a conservação do cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata). Na ocasião foram abordados assuntos como a situação atual da espécie - estima-se que existam menos de 10 exemplares em vida livre no Brasil - e o estado de conhecimento sobre a sua biologia e seus ecossistemas. Também foram discutidas a elaboração conjunta de protocolos de manejo em cativeiro do cardeal-amarelo, visando a sua futura reintrodução na natureza, de avaliação sanitária, de identificação de áreas e de monitoramento pré e pós soltura, além de estratégias de fiscalização. A finalização e aprovação dos protocolos elaborados a partir dessa reunião acontecerá em setembro, em Florianópolis, durante a oficina para elaboração do Plano de Ação Nacional para a Conservação (PAN) Campos Sulinos.

Além de servidores do ICMBio participaram da reunião representantes do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul, do Núcleo de Fauna do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Rio Grande do Sul (IBAMA/RS), da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do órgão estadual de meio ambiente do RS (SEMA/DEFAP e FZB), do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Rio Grande do Sul, do zoológico de Gramado, do zoológico de Sapucaia, do Instituto Curicaca, do Instituto Neochen de Pesquisa e Conservação Ambiental, do Projeto Cardeal Amarelo, da SAVE Brasil/Birdlife International, da Alianza del Pastizal, da Associação de Produtores Rurais (APROPAMPA) e da gestora do Parque Estadual do Espinilho, Unidade de Conservação Estadual que abriga um dos últimos grupos de indivíduos observados na natureza.

A espécie

Nas décadas de 70 e 80, o cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata) já era considerado raro no Brasil. Atualmente vivem em números extremamente reduzidos. A pressão de captura sobre a espécie segue intensa e é ameaçado principalmente pela captura de indivíduos na natureza para criação em cativeiro e abastecimento do mercado ilegal de pássaros silvestres.





http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1708-cemave-planeja-estrategias-de-conservacao-para-cardeal-amarelo
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Espinilho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.