ICMBio realiza operação de fiscalização em Reservas Extrativistas Marinhas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 01/08/2011
Fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibama e Policiais do Batalhão de Policia Ambiental no litoral paraense, realizaram a Operação Entranhas, nas Reservas Extrativistas (Resex) Marinhas de Maracanã e Chocoaré, em Mato Grosso e São João da Ponta, localizada no litoral paraense.

A operação aconteceu entre os dias 06 e 19 de julho e teve como objetivo coibir a prática da pesca predatória, a captura de animais silvestres e ocupação irregular de áreas destas unidades de conservação.

Durante a operação foram aplicados 26 autos de infração, totalizando mais de R$ 140 mil em multas; apreensão de aproximadamente 3 mil metros de redes utilizadas na pesca ilegal; 300 kg de pescado, doados à Associação de Usuários da Reserva Marinha de Maracanã (Auremar), duas embarcações e 15 pássaros nativos. Além das apreensões e multas, foram embragados dois bares, uma pousada e uma construção irregular, ambas situadas em Área de Preservação Permanente (APP).

A equipe que compôs a operação foi a campo para apurar e combater a prática de ilícitos ambientais denunciadas às equipes das unidades de conservação pelas comunidades usuárias. Além disso, houve a sensibilização da população local sobre a importância do uso equilibrado dos recursos naturais da região.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1698-icmbio-realiza-operacao-de-fiscalizacao-em-reservas-extrativistas-marinhas-no-litoral-paraense
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Maracanã
  • UC Chocoaré - Mato Grosso
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.