Grupo é preso suspeito de fazer safaris em área protegida no PR

Jornal Floripa - http://www.jornalfloripa.com.br - 11/07/2011
Cinco pessoas, entre caseiros e donos de chácaras, que organizavam safaris em uma Apa (Área de Proteção Ambiental) no Paraná foram presas pela Polícia Militar na última sexta-feira (8), em uma operação contra o abate ilegal de animais silvestres. Também foram apreendidas 12 armas de fogo de vários calibres, incluindo espingardas usadas em caça, revólveres e uma pistola com luneta.

Os donos das chácaras trabalhavam como guias e guardavam armas e equipamentos de caçadores do Paraná e de Santa Catarina, de acordo com informações do Batalhão de Polícia Ambiental.

A operação fez buscas em chácaras e fazendas da região da Apa de Guaratuba, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. É uma área de Mata Atlântica, onde vivem animais ameaçados de extinção, como a paca e a onça vermelha, que estavam entre as vítimas favoritas dos caçadores.

"É um grupo muito bem organizado, que conta com equipamentos de Primeiro Mundo para caçar. Algo inédito na nossa região", afirmou o comandante do batalhão, capitão Durval Tavares Júnior. "Eles não caçavam para comer, mas para arrancar a cabeça e as patas desses animais como troféus. Como se caçassem leões na África."

A polícia tinha informações de que os caçadores agiriam no último fim de semana e realizou a operação na sexta para prendê-los em flagrante. "Infelizmente, não os achamos, mas apreendemos suas armas e equipamentos, e a Polícia Civil e o Ministério Público poderão identificá-los. É gente com dinheiro", disse o capitão.

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão na operação, que contou com a participação de 50 policiais. Além das armas, foram apreendidas armadilhas de caça, redes de pesca, caixas para o transporte de animais e roupas camufladas.




http://www.jornalfloripa.com.br/brasil/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=10308
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guaratuba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.