Índios decidem deixar fazenda, informa Polícia Federal

Campo Grande News- Campo Grande-MS - 20/11/2003
A Polícia Federal informou que os índios Terena que ocupavam a Fazenda Furnas das Estrelas já deixaram a área. A propriedade fica no município de Dois Irmãos do Buriti, a aproximadamente 110 quilômetros de Campo Grande. A operação da PF para desocupação do local contou com cerca de 100 homens e atendia a mandado de constatação e desocupação expedido pela Justiça Federal em 3 de outubro. Apesar de esperar resistência e montar uma mega operação, a PF não teve grandes problemas para cumprir a determinação judicial e os índios saíram do local pacificamente.
A "Operação Buriti", como foi batizada, começou na madrugada de hoje, quando os policiais se reuniram na sede da Superintendência da PF em Campo Grande para traçar estratégias, dividiram capacetes, munições antimotim de efeito moral, escudos e coletes a prova de balas. Os policiais também contavam com uma aeronave, duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros, dois ônibus, dois caminhões e várias viaturas. Além dos 100 policiais diretamente envolvidos na operação, outros 50 homens, federais e militares, ficaram em suas respectivas bases em estado de alerta, para dar reforço se necessário fosse.
PIB:Mato Grosso do Sul

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Buriti
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.