3 Festival de Orquídeas prossegue no Parque Estadual Mãe Bonifácia

24 Horas News - http://www.24horasnews.com.br - 04/05/2011
O 3 Festival de Orquídeas no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em comemoração ao Dia das Mães, prossegue nesta quarta-feira (04.05). O evento é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Educação Ambiental (SUEA), em parceria com o Orquidário Chapada do Parecis, do município de Campo Novo do Parecis/MT, até o meio-dia do próximo domingo (08.05).

O festival, que acontece na semana em que se comemora o Dia das Mães, tem o objetivo de difundir as diversas espécies de orquídeas, nacionais e importadas, assim como a forma de cultivo. Há também um caráter filantrópico, pois parte do valor arrecadado com a venda das espécies será revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), instituição sem fim lucrativo, que trabalha com pessoas com dificuldades intelectuais.

Para a presidente da Apae em Cuiabá, Eunice Vitor da Silva, "a iniciativa é também uma oportunidade de sensibilizarmos as pessoas para que conheçam a Apae, instituição que vive de parcerias e doações".

De acordo com um dos proprietários do Orquidário Chapada do Parecis, Marcos José Koczkoday, "quem visitar a exposição de orquídeas poderá receber orientação de um especialista sobre o cultivo e, aquele que já possui um exemplar e tem alguma dúvida ou problema com o mesmo, pode levar ao local para que possamos analisar. Daremos todas as orientações necessárias para a manutenção da saúde da planta".

Marcos José disse também que o Orquidário Chapada do Parecis irá revitalizar o Orquidário do Parque Estadual Mãe Bonifácia, em parceria com a Sema. O trabalho será feito por meio da doação de diversas espécies de orquídeas e a implantação de um sistema de segurança eletrônico com a finalidade de evitar eventuais furtos de espécies ou degradação do local.

Em relação ao festival, para presentear as Mães, serão oferecidas uma grande variedade de orquídeas. Algumas espécies já floridas custam a partir de R$ 12,00 (doze reais), as importadas tem valor máximo de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta).



http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=367815
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mãe Bonifácia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.