Parque Estadual do Guartelá

Paraná On Line - http://www.parana-online.com.br - 02/05/2011
O nome do Parque deriva de sua localização, uma vez que se situa no Bairro Guartelá de Cima, no município de Tibagi. Existem diferentes versões sobre a origem do nome Guartelá. A mais corrente é aquela que conta que um morador da região de Tibagi, tendo conhecimento de um ataque de índios Kaingangues, mandou prevenir seu vizinho e compadre, dando pormenores sobre as manobras dos bugres e terminando com a advertência: "Guarda-te lá, que eu aqui bem fico". A região, onde morava o vizinho e compadre, tomou o nome de Guartelá.

Um capão de mato, que ficava junto ao sítio onde morava o compadre que deu o aviso, passou a chamar-se Benfica. Na Fazenda Sto. Antonio, atualmente com o nome de Fazenda Diamantina, à margem direita do Tibagi, existe ainda uma mata com o nome de Capão da Benfica. Na língua portuguesa de então, usava-se o termo "guárte ou guarte, abreviação de guarda-te; foge, desvia-te, põe-te em salvo, ou a salvo", o que vem a reforçar a versão acima.

Antigos moradores contam que "havia ouro na região". Então diziam: "guardem lá"; ou "os jesuítas teriam escondido ouro e era comum, entre os tropeiros, falar: guarda-te-lá". Poderia ser em função da existência das "guardas" no porto de São Bento, no Rio Tibagi: "a guarda está lá, guarda tá lá, guarte-lá... Isto é simples especulação.

Dada a existência de algumas dificuldades em se caminhar em certos trechos, principalmente no canyon ou próximo a ele, a região tem também o nome de "Amansa Louco".



http://www.parana-online.com.br/colunistas/313/85315/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guartelá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.