As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Folha de Pernambuco - https://www.folhape.com.br/
11/12/2017
Visitacao em Fernando de Noronha pode ser reduzida

Visitação em Fernando de Noronha pode ser reduzida
Alta de quase 79% de visitantes alertou o conselho gestor a repensar a quantidade de voos e reduzir o quantitativo de turistas

Folha de Pernambuco - Por Priscilla Costa

O arquipélago de Fernando de Noronha registrou, até agora, o maior número de visitantes, chegando a um incremento de quase 79% da média histórica. A expectativa é que a ilha atinja a marca de 95 mil em 2017 - um fator preocupante para o Conselho Noronhense de Turismo, uma vez que esse número extrapola a capacidade do lugar, que já sofre com problemas de infraestrutura devido ao inchaço populacional.

Ao pegar a estimativa e dividir pelos 365 dias do ano, a média de turistas que vai à ilha por dia chega a 260 pessoas. Tal realidade alertou o conselho gestor a repensar a diminuição da quantidade de voos em Noronha para, com isso, reduzir o quantitativo de turistas.

A legislação estadual, por meio da normativa no 002/07, define a capacidade suporte é de 246 visitantes por dia, o que soma um limite 89.790 pessoas ao ano, algo que também consta no Plano de Manejo da ilha. O problema, aponta o conselho, é que a partir de 2014, a lei passou a ser descumprida com a autorização de voos extras/regulares, possibilitando um considerável aumento de visitantes.

http://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2017/12/11/NWS,517...