Tijuca divulga atividades para voluntariado

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 09/01/2018
Tijuca divulga atividades para voluntariado
Programa começa a todo vapor neste mês de janeiro no Parque Nacional da Tijuca (RJ).

ICMBio


O Parque Nacional da Tijuca (RJ) é uma referência dentro do programa de voluntariado desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em 2017, os voluntários somaram mais de 10 mil horas de trabalho e envolveram quase 1.800 participantes. Em 2018, o trabalho recomeça a todo vapor.

No útimo sábado (6) foi realizada uma atividade de manejo na trilha da Pedra do Conde e outras 15 ações estão previstas para janeiro. Uma delas será um mutirão, agendado para o dia 14 de janeiro, na trilha do Pico da Tijuca para retirada de plantas invasoras, plantio de mudas nativas, manejo do novo traçado e da nova área com mirante. Também há atividades de voluntariado durante a semana, às terças, quartas e quintas.

Quem quiser se juntar ao trabalho voluntário no Parque Nacional da Tijuca pode realizar o cadastro através da página disponível aqui. Também é possível acompanhar as futuras programações na página do grupo de voluntariado do parque no Facebook e no chat coletivo do grupo no Google, onde as programações são publicadas mensalmente.

O Programa de Voluntariado do ICMBio é uma oportunidade para que as pessoas possam exercitar sua cidadania e contribuir para um meio ambiente mais equilibrado e melhoria da qualidade de vida local. A população pode atuar, juntamente com as equipes do ICMBio, em diversas ações de conservação da natureza tais como pesquisa, visitação, comunicação, educação ambiental e proteção. Atualmente o Programa é desenvolvido em mais de 152 unidade de conservação do ICMBio.

Veja a programação completa de janeiro no Parque da Tijuca:

06/01 (sábado) - Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

09/01 (terça) - Manutenção da área da Cascata Gabriela: manutenção da área do recanto, com envernizamento do mobiliário rústico e outras melhorias.

10/01 (quarta) - Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).

11/01 (quinta) - Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

13/01 (sexta) - Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil

14/01 (sábado) - Mutirão Trilha do Pico da Tijuca: Retirada de plantas invasoras, plantio de mudas nativas, manejo do novo traçado da trilha e da nova área com mirante. Nível de esforço: médio (trilha de 1 hora e uso de ferramentas agrícolas).

16/01 (terça) - Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

17/01 (quarta) - Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).

18/01 (quinta) - Projeto Trilha da Pedra Bonita: recuperação total da trilha, com mudança de traçado e outras melhorias. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 30 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

20/01 (sábado) - Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

23/01 (terça) - Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil

24/01 (quarta) - Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).

25/01 (quinta) - Projeto Trilha da Pedra Bonita: recuperação total da trilha, com mudança de traçado e outras melhorias. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 30 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

27/01 (sábado) - Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil

30/01 (terça) - Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

31/01 (quarta) - Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9400-tijuca-divulga-atividades-para-voluntariado

UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.