As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Agencia Para - http://www.agenciapara.com.br/
07/12/2011
Sema estabelece zoneamento da APA Algodoal-Maiandeua

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promoveu uma reunião em Algodoal, município de Maracanã, nos dias 1 e 2 de dezembro, para estabelecer o zoneamento da Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal-Maiandeua, que será a diretriz para as ações do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC).

O zoneamento é o ordenamento territorial da UC e prevê a definição de normas para as diferentes áreas de proteção - praias, dunas, manguezais, lagos e todo o ambiente costeiro - e uso desses recursos naturais e culturais, benefícios aos habitantes, visitação, pesquisa e o desenvolvimento previsto para a ilha. A discussão envolveu ainda a descrição e organização dos programas de gestão e o planejamento para os próximos cinco anos da APA.

Coordenado pela Sema, o evento reuniu mais de 100 representantes das comunidades locais (Camboinha, Mocooca, Fortalezinha e Algodoal) e do Poder Público. Participaram várias associações locais: carroceiros, canoeiros, pescadores, comerciantes, barqueiros e outros empreendedores. Também estiveram presentes integrantes do Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMbio), Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos da Amazônia do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e o Grupo Rede Celpa, que anunciou investimentos na APA, para a melhoria da qualidade nos serviços de energia elétrica.

Na ocasião, também foi apresentada propostas pelas comunidades para a criação de dois monumentos naturais: o Monumento Natural Dunas de Algodoal e o Monumento Natural Lago Grande de Maiandeua, que foram votadas e aprovadas.

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=89829