Sema convoca Conselho Gestor para mais uma reunião

www.algodoal.com - 21/09/2007
O Presidente do Conselho Gestor da APA de Algodoal-Maiandeua, Sr. Paulo Altieri, da Coordenadoria de Proteção Ambiental (COPAM), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), está convocando os membros daquele órgão deliberativo para mais uma reunião ordinária.

Há mais de um ano instalado, o Conselho Gestor, que é formado por 22 entidades (11 governamentais e 11 da sociedade civil organizada), vem discutindo questões sócio-ambientais de fundamental importância para aquela unidade de conservação como: saneamento básico, retirada de pedras e areia da praia, ocupações irregulares, desmatamentos, caça e pesca predatória etc.

Uma das principais atribuições do órgão é a de acompanhar a elaboração e a implementação do Plano de Manejo da APA que, segundo a lei que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC (Art. 2o, inciso XVII, da Lei no 9.985/2000), trata-se de um "documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade".

A participação efetiva da comunidade tem sido decisiva para o sucesso dos trabalhos de campo realizados pelos técnicos da SEMA e de outras envolvidas na elaboração do Plano de Manejo. Moradores e líderes comunitários tiveram a oportunidade de opinar na condução das pesquisas, revelando aspectos peculiares da poulação da Ilha de Maiandeua, como o modo de vida e os hábitos de cada uma das comunidade locais.

Na próxima reunião, prevista para o dia 05.10.2007 (sexta-feira), serão discutidas questões relativas ao andamento dos trabalhos do Plano de Manejo, ao controle ambiental e às ações de educação ambiental desenvolvidas pela SEMA, bem como os encaminhamentos das questões levantadas na última reunião.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Algodoal-Maiandeua
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.