As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

G1 - http://g1.globo.com/
28/04/2014
Rota das Emocoes e modelo para projetos turisticos em todo o pais

A Rota das Emoções liga três estados do nordeste brasileiro - o Parque Nacional de Jericoacara, no Ceará; a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, no Piauí; e o Parque Nacional dos Lénçóis Maranhenses, no Maranhão. O roteiro integrado é resultado de um projeto apresentado pelo Ministério do Turismo, em 2005. Visto como modelo para outras regiões do país, o projeto vem sendo apresentado em várias cidades do estado maranhense.

"É importante para o empresariado local conhecer como é que tá sendo trabalhada a Rota das Emoções pra ser feito um trabalho também na Chapada das Mesas com um outro tipo de rota", falou a agente de turismo Ananda Castro.

Durante uma reunião em Carolina, empresários do setor foram chamados para participar do 2o Salão do Turismo. "Como é um evento de todo o estado do Maranhão, a gente acha justo rodar todo o estado, envolver, explicar pras pessoas como que é o evento para, nesse caso, a gente convidar as pessoas de Carolina que estão entrando em um projeto similar à Rota das Emoções com o Tocantins que vá ao evento, conheça e façam bons negócios também", explicou o coordenador do evento Walter Monteiro.

O próximo roteiro turístico interestadual inclui a Cachoeira do Itapecuru de Carolina, o Complexo de Cachoeiras da Pedra Caída, as águas cristalinas do Poço Azul em Riachão, além dos paredões de rocha com inscrições rupestres de Tasso Fragoso, além das cidades de Imperatriz, Estreito, Alto Parnaíba e Balsas.

Em Balsas, uma das atrações é o rio que dá nome à cidade. Durante o verão, os turistas participam da tradicional descida de bóia, uma programação de quase três horas onde é possível observar as belezas da natureza e as águas cristalinas do rio. Além de divulgar os atrativos, o projeto é inclui a melhoria da estrutura para receber os visitantes e a capacitação de empresas da chamada cadeia produtiva do turismo.

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2014/04/rota-das-emocoes-e-model...