As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
19/09/2013
Resex Marinha de Soure participa da 3a Feira do Produtor

No dia 14 de setembro, no município paraense de Soure foi realizada a 3ª Feira do Produtor e extrativistas da Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Soure marcaram presença no evento, realizado pela prefeitura e que teve como objetivo promover a venda direta pelos produtores, sem a intervenção de atravessadores.

Participaram agricultores, pescadores e artesãos de Soure e de Salvaterra, que puderam ter contato direto com os consumidores, vendendo seus produtos a um preço menor do que o realizado no mercado. Dentre os participantes estavam os pescadores da Resex, que tiveram o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para o transporte e venda dos produtos. O resultado da feira foi positivo já que os participantes venderam toda a produção antes do horário previsto para o término, evidenciando o interesse e a aprovação da população local em participar desses eventos.

Os extrativistas também saíram satisfeitos da feira. Foram vendidos 150 litros de camarão pela Associação de Camaroeiros de Soure e cerca de 500 caranguejos-uçá pela Associação dos Caranguejeiros do município. Segundo o presidente da associação dos camaroeiros, Anderson Barbosa, a feira foi um sucesso. "Se tivesse levado uma quantidade maior de camarão teria vendido tudo, mas como fiquei com receio da venda ser fraca e de sobrar muito pescado, levei apenas 150 litros do produto. Para a próxima feira pretendo levar mais camarão e contar com a participação de um número maior de camaroeiros no evento", destaca Anderson.

Os caranguejeiros também gostaram do resultado alcançado. O produto levado para a feira esgotou após uma hora da abertura do evento. Foi necessário repor o estoque para dar conta da demanda. O caranguejo é muito procurado, principalmente para ser consumido nas praias do município. Segundo Paulo Torres, presidente da associação dos caranguejeiros, a feira é uma ótima oportunidade para interagir com a população. "Aqui garantimos uma renda extra, já que o caranguejo é vendido por um preço maior do que o vendido aos atravessadores. Apesar da baixa divulgação do evento, fiquei contente com o sucesso das vendas e espero vender um número maior de caranguejos na próxima feira", frisou Torres.

A feira do produtor ocorre uma vez por mês e ainda não há data marcada para a realização da próxima, mas o ICMBio já trabalha com os extrativistas para aumentar o interesse e a participação no evento, fortalecendo a cadeia produtiva do pescado na reserva extrativista.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4307-resex...