Portugal saúda o Brasil na festa do descobrimento

Jornal do Brasil - 30/04/1980
A notícia trata das festividades ocorridas na praia de Coroa Vermelha e Santa Cruz de Cabrália, no dia 26, comemorativas dos 480 anos de descobrimento do Brasil. Esteve presente o Embaixador de Portugal, José Eduardo de Menezes Rosa, que reiterou a parceria entre seu país e o Brasil. Também participaram da celebração 25 índios pataxó de Barra Velha, e o Arcebispo Primaz do Brasil fez uma defesa do índio e da preservação do sítio histórico do descobrimento.
--
Índios pataxó e ecologista reivindicam ao Governador

O cacique Tururim, acompanhado de 30 índios pataxó, reivindicou ao Governador Antônio Carlos Magalhães providências do Governo do Estado junto ao IBDF e Funai, para a devolução de suas terras, que foram obrigados a desocupar com a criação do Parque Nacional de Monte Pascoal, em 1961. Uma solução que concilia os interesses do IBDF e Funai foi apresentada pelo prefeito Carlos Alberto Parrancho.
--
Auto do Descobrimento será atração nacional no futuro

A encenação do Auto do Descobrimento a ser apresentado pela primeira vez em Porto Seguro, no sul da Bahia, por alunos da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus, em Itabuna, poderá ser repetida anualmente.
PIB:Leste

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Monte Pascoal (Parque Nacional e Histórico)
  • TI Barra Velha
  • TI Coroa Vermelha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.