As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Agencia Para - http://www.agenciapara.com.br
09/07/2012
Plano de Manejo da Area de Protecao Ambiental de Algodoal-Maiandeua e concluido

O Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal-Maiandeua já está em processo de consolidação e finalização. O documento será entregue às comunidades locais da APA em agosto deste ano, na reunião de posse do novo Conselho Gestor. O trabalho vem sendo produzido desde dezembro de 2011 por uma equipe formada por servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), órgão que gerencia a Unidade de Conservação (UC).

Foram realizadas reuniões de nivelamento da equipe, para determinação de funções à elaboração do diagnóstico da Unidade de Conservação, conforme recomendado no Roteiro Metodológico para Elaboração de Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Estado do Pará, publicado em 2009. Incursões na área também subsidiaram a elaboração do diagnóstico de áreas degradadas, assim como atividades agrícolas, educação ambiental e realização de amplos estudos acerca das atividades turísticas, identificação e descrição de áreas de atrativos turísticos naturais e estudos de capacidade de carga turística.

"Foi um trabalho hercúleo, muito gratificante para toda a equipe envolvida em organizar e escrever este plano, pois trata-se de um documento extenso que contém, além do diagnóstico, todas as diretrizes e normas de governança de nossa Unidade de Conservação. Isso sem contar com as atividades de gestão previstas no planejamento anual da APA, que estão em plena execução", explica a gerente da APA, Adriana Maués.

Oficina de Zoneamento

Em dezembro de 2011 foi realizada a Oficina de Zoneamento da Área, contando com a presença de membros do Conselho Gestor e da comunidade em geral, com moderação dos técnicos da Sema. Na reunião, foram definidas as áreas que seriam classificadas como Zonas de Ocupação Temporária, Alta Intervenção, Moderada Intervenção, Recuperação e Baixa Intervenção, suas respectivas regras de uso, e foram também definidas a missão e visão da APA, bem como os Programas de Manejo, que são as ações norteadoras da Gestão da Unidade nos próximos cinco anos, tempo de vigência de um Plano de Manejo.

O Plano de Manejo de uma Área de Proteção Ambiental, segundo o Roteiro Metodológico para Elaboração de Planos de Manejo das Unidades de Conservação Estaduais do Pará (Sema, 2009), deve ter três capítulos: Aspectos Gerais, Diagnóstico e Planejamento.

A Área de Proteção Ambiental de Algodoal - Maiandeua é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável criada pelo Governo do Estado do Pará, através da Lei Estadual no 5.621 de 27/11/1990, cuja gestão compartilhada é realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Áreas Protegidas, Coordenadoria de Unidades de Conservação e Gerência da APA de Algodoal - Maiandeua juntamente com o Conselho Gestor da Unidade.

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=103257