Pesquisadores debatem ações de conservação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 16/11/2017
Pesquisadores debatem ações de conservação
O 1o Simpósio Internacional de Conservação Integrada aconteceu no Parque Nacional do Iguaçu no Paraná


Compartilhar conhecimento e projetos abordando a integração da conservação ex-situ (fora do lugar de origem/cativeiro) e in-situ (no local de origem) como estratégia necessária para lidar com as pressões que algumas espécies enfrentam. Esse foi o foco das discussões do 1o Simpósio Internacional de Conservação Integrada realizado no auditório do Parque Nacional do Iguaçu no período de 8 a 10 de novembro, no Paraná. O evento foi concebido pela equipe da CPSG Brasil (Conservation Planning Specialist Group), vinculada à União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), e o pelo Parque das Aves, responsável por toda a logística, além do apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os ecossistemas naturais se tornam cada vez mais alterados por atividades humanas. Isso significa que um número crescente de espécies poderá exigir alguma forma de manejo de seus indivíduos e populações para garantir sua sobrevivência, alegam os pesquisadores dos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação do ICMBio, que participaram do evento. Eles também foram responsáveis pela coordenação de três palestras durante o Simpósio. Foram apresentados os resultados dos Planos de Ação Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas para o lobo-guará e a onça-pintada. Patrícia Serafini, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestre (Cemave), também foi palestrante no Simpósio.

servidores do ICMBio no simposioDe acordo com os pesquisadores, um planejamento eficaz deve considerar todas as opções de manejo ao avaliar as ações necessárias para abordar as pressões de conservação que cada espécie enfrenta. Portanto, o manejo ex- situ (cativeiro) é uma opção válida para a conservação das espécies ameaçadas. Em certos casos, a extinção de algumas espécies tem sido evitada, pois o manejo ex-situ contribuiu nas restaurações ou introduções conservacionistas. Uma vez que os desafios de conservação tornam-se mais complexos e urgentes, é indispensável a necessidade de desenvolver abordagens com base científica e inovadoras para a conservação ex- situ integrada à in- situ, afirmam os pesquisadores do ICMBio.

Além do Simpósio, foram realizados dois cursos. Um deles foi ministrado pelo Zoo de Copenhagen, em parceria com o Parque das Aves, sobre o Uso de Manejo ex-situ para o Planejamento de Conservação. E ainda um workshop ministrado pelo professor da Universidade britânica de Warwick, Eric Jensen, sobre a avaliação dos impactos e envolvimento das comunidades locais nos projetos de conservação.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9296-pesquisadores-debatem-acoes-de-conservacao
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iguaçu
  • UC Aves
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.