As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
13/01/2012
Pesquisa revela a existencia de 85 especies de aves na FLONA Contendas do Sincora

Um total de 185 espécies de aves pertencentes a 47 famílias foram registradas durante pesquisa realizada na Floresta Nacional (Flona) Contendas do Sincorá, unidade de conservação (UC) com 11.034 hectares e localizada entre a porção norte do planalto sul baiano (Planalto de Maracás) e a porção centro-sul da Chapada Diamantina, na Bahia. O estudo foi elaborado por Marco Antonio de Freitas e Osmar Barreto Borges, analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para Marco Antonio, o objetivo principal da pesquisa foi realizar uma amostragem da diversidade de aves da unidade de conservação e contribuir com o conhecimento das aves do bioma Caatinga. "Neste trabalho também destacamos as espécies raras e ameaçadas, além das espécies que são utilizadas como caça nos arredores da floresta, mostrando as reais ameaças que elas correm", afirma o analista ambiental.

Os métodos utilizados foram procura-ativa; pontos de observação; entrevistas e pesquisas bibliográficas. A primeira campanha da pesquisa foi realizada em 2005 em uma fase preliminar onde foram aplicadas as metodologias nos períodos diurnos e noturnos. Na segunda fase, realizada entre 2008 e 2010, além das saídas de campo os pesquisadores utilizaram os pontos de observação, método de ponto fixo onde o observador permanece parado por um período de tempo anotando todas as aves registradas por observação ou vocalização. O observador além de ficar em silêncio utiliza roupas camufladas e aparelhos de gravação. Ainda foram efetuadas diversas entrevistas para a constatação e confirmação de algumas espécies.

"Hoje em dia a simples listagem de aves de uma determinada área já é de grande importância porque serve de parâmetro comparativo com outras unidades e outras áreas importantes de conservação de aves. Com esta listagem e conhecimento prévio podemos ter novas pesquisas com as espécies listadas, além de auxiliar o Plano de Ação Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN) de algumas espécies ameaçadas", conclui Marco Antonio.

O conteúdo será publicado na Revista Atualidades Ornitológicas On-line n" 163, sendo disponibilizado no site www.ao.com.br, em breve

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2489-pesqu...