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ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
21/02/2014
Parques Nacionais terao campanha de incentivo ao turismo

No âmbito da parceria entre Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Turismo (MTur), os parques nacionais terão ainda este semestre campanha promocional para atrair turistas brasileiros. A veiculação, prevista para começar entre abril e maio, terá como prioridade os 16 parques selecionados como prioritários para ações em curto prazo.

O assunto foi tratado em reunião realizada no dia 12 de fevereiro, em Brasília, com a presença do presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, e do secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz. Na oportunidade, o escopo da campanha, elaborado por representantes da Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman/ICMBio) e das assessorias de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Mtur, foi apresentado. Na última terça-feira (18), esse material foi exposto às duas agências de publicidade contratadas pelo Ministério do Turismo, que farão as propostas.

Em 2013, o número de visitantes registrados nas unidades de conservação federais foi de mais de seis milhões e trezentos mil, dos quais 94,2% em parques nacionais, representando um acréscimo de 10% em relação ao ano de 2012. A campanha quer criar a cultura de visitação nas unidades de conservação, fortalecer os vínculos da população com a natureza e estimular o sentimento de orgulho e pertencimento em relação às áreas protegidas.

A coordenadora de Estruturação da Visitação e Ecoturismo do ICMBio, Beatriz Gomes, explica que o objetivo é evitar a competição com diversas outras campanhas de objetivos variados, que serão veiculadas a partir de maio devido à Copa do Mundo. "Nossa divulgação não terá relação direta com o evento esportivo, pois a intenção é que ela não tenha uma 'data marcada' e possa ser veiculada ao longo do tempo, sempre que houver oportunidade, interesse e disponibilidade de recursos", ressaltou.

O Ministério do Turismo está custeando todo o trabalho, do desenvolvimento à divulgação da campanha. Ela será veiculada na internet, em revistas, por folhetos, em parada de ônibus, prédios públicos e por meio de vídeos promocionais, e espera-se obter um crescimento de 20% no número de visitantes, nos próximos anos. O público-alvo é formado por famílias, jovens, casais e grupos que apreciam atividades ao ar livre. Além de mostrar as belezas naturais, a campanha pretende sensibilizar os cidadãos para a conservação dos parques, além de destacar a diversidade dos biomas brasileiros e desfazer a imagem estereotipada de que a visita às unidades é possível apenas para o "mochileiro" ou praticante de atividades radicais.

Em março, cada agência, separadamente, apresentará ao ICMBio e ao Mtur duas propostas para a campanha, e a vencedora desenvolverá o material em seguida. O Instituto Chico Mendes também acompanhá todo o desenvolvimento dos materiais.

Parques nacionais da campanha

Norte: Anavilhanas (AM)
Nordeste: Lençóis Maranhenses (MA), Jericoacoara (CE), Ubajara (CE), Marinho de Fernando de Noronha (PE) e Chapada Diamantina (BA)
Centro-Oeste: Brasília (DF), Chapada dos Guimarães (MT) e Chapada dos Veadeiros (GO)
Sudeste: Serra do Cipó (MG), Tijuca (RJ), Serra dos Órgãos (RJ) e Itatiaia (RJ/MG)
Sul: Iguaçu (PR), Aparados da Serra (RS/SC) e Serra Geral (RS/SC)

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