As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
22/07/2011
Parques Nacionais sao destaque no 6 Salao do Turismo

Os cinco parques nacionais contemplados no Projeto "Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno" receberam uma atenção especial durante o 6° Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo de 13 a 17 de julho no Anhembi, em São Paulo.

Cada um destes parques - Anavilhanas, Aparados da Serra, Chapada dos Guimarães, Fernando de Noronha e Serra dos Órgãos - foi tema de uma das Praças de Descanso do evento.As Praças de Descanso tem o objetivo dedivulgar roteiros selecionados e proporcionar ao visitante um local em que pudessem descansar durante a visita ao evento, tendo a oportunidade de conhecer e vivenciar a experiência de estar em um destino turístico.

O funcionário Frederico Pimentel, que representou o Parque Nacional da Serra dos Órgãos no evento, considerou muito importante essa participação e destacou a Travessia Petrópolis-Teresópolis como o maior interesse dos visitantes:"Muitos que passavam já conheciam a Travessia Petrô-Terê, outros tantos nunca foram à cidade de Teresópolis, mas o interesse em conhecer o parque tinha como principal curiosidade a Travessia, conhecida por muitos como a mais bonita do País."

Os Salões do Turismo são uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo. A utilização dos parques nacionais como foco das Praças de Descanso vem se somar a outras iniciativasdo Projeto "Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno", como a realização de pesquisas, diagnósticos e mapeamento dos produtos turísticos oferecidos nos parques e seu entorno.

Este projeto,uma parceria do ICMBio, Ministério do Turismo, Sebrae e Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), tem como principal objetivo aumentar a competitividade dos destinos turísticos localizados no entorno dos parques nacionais, por meio da aproximação entre a cadeia produtiva e os gestores das unidades de conservação.

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1679-parques-naci...