Parque do Pau Furado ainda tem reflexos do incêndio que devastou parte da reserva em Uberlândia

G1 - http://g1.globo.com/ - 22/07/2018
Parque do Pau Furado ainda tem reflexos do incêndio que devastou parte da reserva em Uberlândia
22/07/2018 15h59

Por Caroline Aleixo, G1 Triângulo Mineiro

Exército foi acionado para ajudar no combate às chamas em julho de 2017. Local foi reativado há cerca de um mês e já recebeu mais de 400 visitas.

O Parque Estadual do Pau Furado é considerado uma das principais atrações turísticas de Uberlândia e voltou a receber visitações há cerca de um mês. No ano passado, a reserva foi atingida pelo maior incêndio da história e os reflexos do incidente ainda são visíveis e podem durar muitos anos.

De acordo com o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), a interferência na dinâmica florestal da área afetada foi o principal impacto. Isso quer dizer que o processo de sucessão ecológica na unidade de conservação retrocedeu.

O G1 tentou entrevista sobre o assunto com a gerência local e solicitou ao Sisema mais informações sobre as ações desenvolvidas na unidade a fim de minimizar esses impactos, bem como preveni-la de novos incêndios, uma vez que o período do ano é considerado de alto risco para queimadas.

A assessoria de comunicação informou que, em razão das normas eleitorais aplicáveis aos agentes públicos, estariam impedidos de fornecer informações sobre as ações desenvolvidas pelos órgãos na atual gestão.

O incêndio começou no dia 29 de julho de 2017 e foi necessário desempenhar uma força-tarefa com militares do Corpo de Bombeiros, Exército, brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Polícia Militar.

Bombeiros desenvolvem ações de combate a incêndios em vegetações durante período de seca no Triângulo
Anteriormente, as estimativas indicavam que a extensão da área devastada pelas chamas era em torno de 300 hectares. Após ser feita a medição, foi detectado que o incêndio atingiu 82 hectares do parque.

Visitas
O parque foi inaugurado em 27 de Janeiro de 2007 e é uma unidade de conservação de proteção integral que abriga espécies nativas do cerrado. A unidade abrange área total de 2,2 mil hectares em Uberlândia e Araguari, reunindo uma diversidade de mais de 900 espécies da fauna e flora, além de cachoeiras e trilhas com paisagens exuberantes.

Por causa da reestruturação interna dos serviços terceirizados, o parque estava fechado para visitação desde outubro de 2016 e foi reaberto no mês passado. Desde que foi ativado novamente até a última semana, 436 visitantes já tinham frequentado a reserva florestal.

No momento, apenas a trilha da Cachoeira do Marimbondo está disponível para visitação. O Sisema informou que as outras atrações estão em processo de manutenção e a reabertura está prevista para até o final de agosto.

A reserva fica aberta ao público de terça a domingo das 8h às 16h horas, limitada a entrada de visitantes até 15h. Para as visitas em dias de semana, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) informa que deve ser feito agendamento prévio pelo telefone (34) 3232-5622. O atendimento ao público em geral não necessita agendamento prévio nos finais de semana e feriados.

O acesso ao parque é feito pela Estrada do Pau Furado a partir do Bairro Mansões Aeroporto. Seguindo até o anel viário sentido a Araxá, o visitante deve seguir até o primeiro retorno e percorrer cerca de 2,2 quilômetros para convergir à direita na estrada sem pavimentação. Em seguida são mais 6,4 km pela estrada principal e a entrada do Parque do Pau Furado estará à esquerda.

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2018/07/22/parque-do-pau-furado-ainda-tem-reflexos-do-incendio-que-devastou-parte-da-reserva-em-uberlandia.ghtml
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pau Furado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.