As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

G1 - http://g1.globo.com/
13/01/2017
Nucleo de Gestao Integrada de Fernando de Noronha e formalizado

O Núcleo de Gestão Integrada, que normatiza os trabalhos no Parque Nacional Marinho e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernando de Noronha, foi formalizado oficialmente no Diário Oficial da União. A partir de agora estão definidas estruturas e regras gerenciais das unidades de conservação do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). "Diferente que muitas pessoas estão avaliando, isso não quer dizer que acabou o Parque ou a APA, nós temos agora uma integração formalizada ", explicou o chefe do ICMBio no arquipélago, Felipe Mendonça.

Foram estabelecidas oito áreas de atividades nas unidades de conservação. As chamadas áreas finalísticas são cinco: Ordenamento da Visitação, Ordenamento Territorial e Fiscalização, Manejo de Espécies Exóticas Invasoras, Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade e Gestão Socioambiental. Também foram estabelecidas três áreas de apoio: Administrativo e Operacional, Comunicação e ainda Voluntariado.

Na prática os funcionários do instituto devem comandar cada uma dessas áreas como coordenadores. Nem todos os gestores foram definidos, mas o chefe do ICMBio confirmou o servidor Damião Rabelo como coordenador de campo dos fiscais ."Damião foi escolhido pela experiência e porque queremos prestigiar o quadro local de servidores", explicou Felipe Mendonça.

Damião Rabelo (foto acima) é de Fernando de Noronha e respeitado pelos colegas do órgão e moradores. No final do ano passado denunciou que um turista tentou suborná-lo para evitar uma multa por crime ambiental. O fiscal não aceitou o suborno e denunciou o caso à chefia e à polícia.

http://g1.globo.com/pernambuco/blog/viver-noronha/post/nucleo-de-gestao-...