Mutirão retira uma tonelada de lixo de Jericoacoara

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 17/03/2015
O Conselho Consultivo do Parque Nacional de Jericoacoara (CE) promoveu um mutirão para retirar lixo e entulho da área da Unidade de Conservação (UC), neste mês. Cerca de 200 pessoas participaram da atividade realizada em comemoração ao Dia Mundial da Vida Selvagem (03 de março), criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013, para reafirmar o valor essencial da flora e fauna silvestres.

De acordo com o chefe da UC, Wagner Cardoso "mais de uma tonelada de resíduos foram recolhidos pelos participantes em seis áreas dentro do perímetro da unidade". Garrafas pet, sacos plásticos, resto de obras e até mesmo pneus estavam entre os materiais descartados clandestinamente dentro da UC.

A ação teve o patrocínio da Associação Empresarial Eu Amo Jeri, o apoio das prefeituras municipais de Jijoca de Jericoacoara e Cruz (CE), o empenho da população da Vila de Jericoacoara e demais comunidades do entorno do Parque, incluindo associações de bugueiros e guias.

Plano de Ação

O mutirão de limpeza faz parte do Plano de Ação elaborado pelo Conselho Consultivo do Parque Nacional de Jericoacoara. "Os conselheiros participaram de atividades em grupo, exposições dialogadas e debates, que foram devidamente registrados e sistematizados, para que a construção coletiva do planejamento fosse bastante produtiva" explica o chefe do Parque Nacional de Jericoacoara, Wagner Cardoso. As atividades do plano serão desenvolvidas ao longo do biênio 2015/2016.

O Conselho Consultivo do Parque Nacional de Jericoacoara (CONPARNA) possui um total de 20 cadeiras, sendo oito delas destinadas a instituições governamentais e outras 12 reservadas para representantes da sociedade civil. O objetivo é propiciar a participação social na gestão da Unidade de Conservação.

Sobre o Parque Nacional de Jericoacoara

O Parque Nacional de Jericoacoara, no estado do Ceará, é uma das 320 Unidades de Conservação federais administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Um dos principais atrativos naturais é a famosa Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara e uma das paisagens mais visitadas do Parque Nacional. As praias são a maior atração: desde aquelas que possuem grande número de frequentadores até as isoladas e propícias para a prática de esportes náuticos.

Saiba mais sobre o parque (http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/190-parque-nacional-de-jericoacoara.html).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6733-mutirao-retira-uma-tonelada-de-lixo-de-jericoacoara.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jericoacoara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.