Meio Ambiente aprova mais recursos para parques nacionais investirem na segurança dos visitantes

Agência Câmara Notícias - http://www2.camara.leg.br/ - 21/12/2017
Meio Ambiente aprova mais recursos para parques nacionais investirem na segurança dos visitantes

Agência Câmara Notícias | Noéli Nobre


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou proposta que determina que metade dos recursos obtidos com a cobrança da taxa de visitação dos parques nacionais seja prioritariamente destinada à segurança do visitante.

Apresentado pelo deputado Mário Heringer (PDT-MG), o PL 8385/17 acrescenta a medida à Lei 9.985/00, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e hoje limita entre 25% e 50% os valores que as unidades de conservação abertas à visitação pública podem utilizar para implementação, manutenção e gestão própria.

Heringer argumenta que mais da metade dos parques nacionais encontra-se fechada à visitação pública por falta de recursos destinados à segurança do visitante. O relator na comissão, deputado Augusto Carvalho (SD-DF), concordou e destacou que a proposta pode incrementar o turismo nos parques nacionais, entre os quais incluem-se os conhecidos do Iguaçu (PR) e o da Chapada dos Veadeiros (GO).

Pesquisa
Carvalho citou pesquisa realizada em 2015 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) segundo a qual os visitantes recebidos em unidades de conservação geraram aproximadamente R$ 4 bilhões, criando 43 mil empregos e agregando R$ 1,5 bilhão ao Produto Interno Bruto (PIB) do País.

"Esses números baseiam-se em algumas unidades onde a visitação é razoavelmente estruturada, mas poderia ser muito maior, tendo em vista que o Sistema Nacional de Unidades de Conservação abrange um elevado número de unidades com grande potencial paisagístico ainda não explorado", observou o relator.

O projeto foi aprovado com modificação que altera a técnica legislativa, mas não o conteúdo.

Tramitação
O texto tramita em caráter conclusivo¹ e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
PL-8385/2017


¹Rito de tramitação pelo qual o projeto é votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, dispensada a deliberação do Plenário. O projeto perde o caráter conclusivo se houver decisão divergente entre as comissões ou se, independentemente de ser aprovado ou rejeitado, houver recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário.



http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/MEIO-AMBIENTE/551268-MEIO-AMBIENTE-APROVA-MAIS-RECURSOS-PARA-PARQUES-NACIONAIS-INVESTIREM-NA-SEGURANCA-DOS-VISITANTES.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iguaçu
  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.