As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Algodoal - http://www.algodoal.com.br
28/09/2011
Maracana: MP recomenda criacao de Plano de Manejo e protecao ambiental

O Ministério Público do Estado (MPE) recomendou à Secretária Estadual de Meio Ambiente (Sema), Tereza Lusia Mártires Coelho Cativo Rosa, a criação de um plano de manejo e proteção ambiental em Algodoal/Maiandeua a 170 km da capital Belém.

O promotor de justiça Aldo Saife estabeleceu o prazo de seis meses, a partir do dia 21 deste mês, para que a Sema cumpra a solicitação. A Sema tem um mês para notificar o MPE das ações que já estão sendo tomadas.

REUNIÃO - Saife esclarece que a recomendação é resultado da reunião com os moradores da ilha realizada no dia 16 de setembro para discutir a renovação dos membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA). "A preocupação principal dos moradores é a criação deste plano", disse.

Desde 1990, Maiandeua e Algodoal são consideradas Áreas de Proteção Ambiental (APA). As localidades são compostas principalmente por comunidades tradicionais, que vivem da atividade pesqueira e do turismo. Segundo a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o complexo do qual as áreas fazem parte são o 3o ponto turístico mais visitado do Pará.

http://www.algodoal.com.br/content/view/486/160/