Livro-reportagem apresenta 11 travessias em UCs

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 30/07/2018
Livro-reportagem apresenta 11 travessias em UCs
30 de Julho de 2018, 11h21

Publicação será lançada durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC). A obra é fruto de uma parceria entre ((o))eco e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Nesta semana, durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), será lançado o livro "Travessias: uma aventura pelos parques nacionais do Brasil". A obra é fruto de uma parceria entre ((o))eco e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e traz as reportagens produzidas pela jornalista Duda Menegassi, que percorreu 11 travessias em unidades de conservação federais. As trilhas acompanharam as comemorações dos 10 anos de existência do ICMBio.

As caminhadas somaram aproximadamente 400 quilômetros de trilhas e percorreram várias das áreas protegidas mais belas e famosas do país, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE).

Segundo a autora, o livro ajuda a marcar o momento nacional de abertura dos parques e aumento da visitação nas unidades de conservação, além do recém-criado Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso. "Quando eu fiz a primeira travessia do livro, em junho do ano passado, não havia nem um terço das trilhas sinalizadas que existem hoje. O movimento dos gestores, servidores e voluntários engajados na implementação e sinalização dos percursos fez com que o Sistema Brasileiro de Trilhas nascesse e ganhasse corpo muito rápido. As reportagens do livro acompanham esse crescimento e também ajudam a divulgar esse atrativo que está ficando cada vez mais popular: a caminhada na natureza", conta a jornalista.

Mais lançamentos

Além do livro das travessias, o ICMBio lançará outras 5 publicações: Atlas dos Manguezais do Brasil; Boas Práticas na Gestão de Unidades de Conservação; Manual de Sinalização de Trilhas; Centros de Pesquisa ICMBio - Especial 10 anos; Monitoramento Participativo da Biodiversidade. O órgão ambiental também lançará o documentário Parques do Brasil, feito em parceria com a EBC.

O evento será realizado no dia 1 de agosto, das 13h às 14h30min, no Espaço de Eventos do CBUC.

Lista completa das 11 UCs

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT)

Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)

Reserva Extrativista Chico Mendes (AC)

Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE)

Parque Nacional da Tijuca (RJ)

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)

Floresta Nacional de Brasília (DF)

Com informações de OECO

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9849-livro-reportagem-apresenta-11-travessias-em-ucs
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas