As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
28/08/2012
Jericoacoara sinaliza areas para a pratica de esportes nauticos

A equipe do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, acaba de instalar a sinalização nas áreas liberadas ou proibidas para prática de esportes náuticos a vela na área marinha da unidade de conservação (UC), gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A iniciativa está de acordo com o zoneamento da unidade de conservação, constante no Plano de Manejo e nas regras relativas à prática de esportes a vela dentro do perímetro do Parque.

A sinalização é composta por placas instaladas nas praias, além de boias com bandeiras na área marinha, as quais sinalizam as quatros zonas de exclusão no interior da UC. As placas e boias demarcam as áreas específicas para a prática de windsurf ou kitesurf, ou a exclusão de ambas as modalidades em uma determinada área, como no caso da Praia da Malhada.

Jericoacoara é considerada um dos melhores lugares do planeta para a prática de esportes náuticos a vela. Com essa nova sinalização, a UC espera diminuir o risco de eventuais acidentes envolvendo velejadores e demais usuários dessas áreas, como surfistas e banhistas, além de redimir os conflitos existentes entre os velejadores de kite e windsurf.

Toda essa operação de instalação das placas e boias na área marinha e terrestre do Parque de Jericoacoara foi coordenado pelo ICMBio, com apoio do pessoal do ClubeVentos de Jericoacoara e da Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara no estado do Ceará.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/3244-jeric...