Instituto quer ampliar visitação no Parque Nacional de Sete Cidades

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 17/12/2008
Após inaugurar na sexta-feira (12) a nova base do projeto Peixe-Boi no Piauí, que fica no município de Cajueiro da Praia, no litoral, o presidente do ICMbio, Rômulo Mello, foi até Parnaíba, para ver de perto o trabalho desenvolvido pelos gestores da Área de Proteção Integral (APA) e a Reserva Extrativista (Resex) do Delta do Parnaíba. No dia seguinte, sábado (13), ele esteve no Parque Nacional de Sete Cidades e na Floresta Nacional (Flona) de Palmares.

No encontro com os servidores, Rômulo deu um panorama do processo de estruturação do Instituto Chico Mendes. Ele informou que Parnaíba, no Piauí, vai sediar um dos onze núcleos regionais do Instituto no País, que ficará responsável ainda pelas atividades de preservação ambiental nos estados vizinhos do Maranhão e Ceará. A professora universitária Conceição Lages será a coordenadora do núcleo e a representante do ICMBio no estado.

Na passagem pelo Parque Nacional de Sete Cidades, cuja entrada fica a 26 quilômetros do centro de Piripiri, no Norte do estado, Rômulo defendeu mais investimentos no parque para ampliar a visitação. Hoje, a unidade é visitada por turistas do Brasil e do exterior, que ficam encantados com as formações rochosas muito peculiares que pontuam o local. Ele disse também que o Instituto vai contratar mais vigilantes para reforçar a proteção do parque.

Na Flona de Palmares, situada às margens da BR-343, em Altos, Rômulo anunciou que o Instituto vai investir na construção do Centro de Visitantes, que terá um espaço para os servidores que atuam na unidade. Ele recomendou que seja fortalecido o conselho deliberativo da Flona, de modo que haja uma participação cada vez maior dos moradores dos assentamentos e dos representantes dos demais segmentos da sociedade local.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Delta do Parnaíba (Federal)
  • UC Sete Cidades
  • UC Palmares
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.