Instituto apoia criação de geoparques no Maranhão e Piauí

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 16/11/2012
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da Coordenação Regional 5 (CR 5) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), avançam na criação de geoparques nos estados do Piauí e do Maranhão. Geoparques são áreas de relevante interesse geológico.

Durante um sobrevoo na Reserva Extrativista (Resex) Marinha Delta do Parnaíba e na Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, que ficam entre os dois estados, foram identificadas áreas que podem compor mais um geoparque.

A CR5 tem apoiado ações da CPRM nas unidades de conservação (UCs) sob sua jurisdição com o objetivo de implantar novos geoparques, aumentando, assim, a visibilidade das UCs no cenário nacional e internacional.

Além disso, a iniciativa atrai parceiros para a implementação e proteção das unidades de conservação, além de aumentar o conhecimento sobre essas áreas protegidas. "Trabalhar em conjunto, somar esforços, tem sido um desafio para proteção de nossas unidades", afirma a coordenadora da CR 5, Eugênia Vitória e Silva de Medeiros.

Segundo ela, o ICMBio e parceiros já finalizaram o processo de criação de um geoparque na área do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, e um outro está sendo concluído nos limites do Parque Nacional de Sete Cidades, também no Piauí.

Para a conclusão, falta penas a publicação de documento, que já foi encaminhado às instâncias adequadas. "A identificação de áreas geológicas especialmemte importantes no interior das unidades tem aumentado o destaque que queremos dar às áreas protegidas", reforçou Eugênia.

O que é

Geoparque é um território com limites definidos com área suficiente para servir de apoio ao desenvolvimento socioeconômico local. O lugar deve abranger um determinado número de sítios geológicos de importância científica, ecológica, arqueológica, histórica, cultural, raridade ou de beleza que seja representativa de uma região.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3503-icmbio-estimula-criacao-de-geoparques.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Delta do Parnaíba (Federal)
  • UC Serra da Capivara
  • UC Sete Cidades
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.