As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br
21/09/2010
Incendios Florestais sao combatidos com 400 homens em regioes de Mato Grosso

Desde o inicio do mês de agosto, quatrocentos homens do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) e Defesa Civil do Estado, combateram 2.137 incêndios em áreas de preservação ambiental da União, Estado e municípios, além de auxiliar em áreas particulares.

Cerca de 300 brigadistas do Ibama e ICMBio, combateram e extinguiram 410 incêndios florestais em áreas da União no Estado. Mais cem bombeiros, com ajuda dos municípios debelaram 1.727 incêndios nas demais áreas de preservação, conservação e propriedades. Em mais dezessete municípios onde existem unidades dos Bombeiros, todos estão empenhados e se revezam no combate.

Segundo informações do boletim divulgado pelo Centro Integrado Multiagências (Ciman/MT), no município de Nova Bandeirantes o fogo em uma área de mata foi controlado, brigadistas preparam mudas de espécies nativas para realizar o repovoamento em áreas de preservação degradadas. Em Marcelândia, a área de preservação ambiental Bom Jaguar está queimando a quase uma semana, sete brigadistas estão no combate e reforço deve chegar ainda está semana.

Na região de Brasnorte uma brigada atua às margens da rodovia BR-170, outro grupo está na Terra Indígena da etnia Irantxe. Em Cotriguaçu, brigadistas atuam em área de preservação do município, o fogo nos assentamentos Nova Esperança e Nova União foram controlados.

As unidades de conservação do Estado, parque Cristalino, Serra Azul, Gruta da Lagoa Azul, estão com monitoramento preventivo. O Parna Chapada dos Guimarães está com um incêndio florestal sendo combatido por 14 brigadistas. No município de Chapada do Guimarães permanecem duas equipes, uma para no combate na região do Vale da Bênção, e outra para combate nas proximidades da Fazenda Debror.

Em Água Boa, bombeiros permanecem para atuação no município e compõe uma base descentralizada de apoio terrestre, realiza rondas de fiscalização, monitoramento e combate a incêndios florestais. Em Vila Rica foi controlado um incêndio na Fazenda Porongaba, em Cocalinho, equipes realizam rondas de fiscalização e monitoramento.

Duas frentes de combate estão no município de São Felix do Araguaia, uma frente com doze brigadistas deslocou para a Área de Preservação Ambiental - APA, Lago de Pedra, os demais foram para a APA Dom Pedro. Uma aeronave permanece em Barra do Garças para o atendimento da região.

Em Nova Ubiratã, uma brigada realiza monitoramento na APA Entre Rios, Santo Antonio do Leverger, uma equipe está no combate, monitoramento e fiscalização a incêndios na região da Agrovila. Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Sinop uma equipe monitora, combate e fiscaliza a região.

O período de proibição para o uso do fogo na limpeza e manejo de áreas foi prorrogado em razão das condições climáticas desfavoráveis para Mato Grosso. O Decreto 2810-10 prorroga o período proibitivo de queimadas no Estado para 30 de setembro.

http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraNoticia.aspx?cod=2926