As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

G1 - http://g1.globo.com/
19/09/2016
Incendios atingem o Parque Nacional do Caparao no ES

A suspeita é de que pelo menos um deles seja criminoso.
Por causa de uma chuva na região, o fogo foi controlado.

O Parque Nacional do Caparaó foi atingido por dois incêndios nos últimos dias. A suspeita é de que pelo menos um deles seja criminoso. Por causa de uma chuva na madrugada desta segunda-feira (19), o fogo foi controlado.

O primeiro foco apareceu no lado capixaba do parque, em São João do Príncipe, em Iúna, na quarta-feira (14). Ele foi apagado na sexta-feira (16).

Segundo Anderson Nascimento, diretor do parque, no sábado (17) houve um incêndio com maiores proporções no lado mineiro.

"Próximo a portaria do Parque Nacional, incendiou um local muito arriscado. Um fogo com características criminosas, intencional. A gente já conseguiu identificar o local onde o fogo começou", afirmou.

As equipes de bombeiros e brigadistas de Manhuaçu foram acionadas. O helicóptero do corpo de bombeiros de Belo Horizonte, ajudou no combate às chamas.

De acordo com o diretor do parque, o trabalho desta segunda-feira (19) foi avaliar os estragos provocados na biodiversidade e conferir se ainda havia algum foco de incêndio.

"Por sorte esse fogo foi apagado nessa madrugada por uma chuva. Nós passamos na parte da manhã toda, trabalhando fazendo rescaldo do fogo para que haja nenhuma chance de que ele possa voltar", afirmou Anderson.
Devido a seca, o alerta vermelho continua. A população deve ficar atenta para qualquer sinal de fogo e avisar as autoridades do parque, para que possam se direcionar as áreas e iniciar o combate.

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/09/incendios-atingem-o-p...