Incêndio na Bocaina faz Bananal decretar emergência

O Globo, País, p. 5 - 25/09/2017
Incêndio na Bocaina faz Bananal decretar emergência
Fogo, que castiga a serra há seis dias, já atingiu 1.400 hectares e pode afetar área de conservação

Alvo de um incêndio que atinge a Serra da Bocaina há seis dias, a Prefeitura de Bananal decretou estado de emergência. O fogo já consumiu uma área equivalente a mais de 1.400 campos de futebol.
No sábado, com o avanço do fogo, as chamas atingiram também São José do Barreiro. No começo da tarde, a situação começou a ficar mais controlada, mas no final do dia as chamas voltaram a aumentar.
A principal preocupação das equipes é que as chamas atinjam a Unidade de Conservação da Estação Ecológica de Bananal, que tem 884 hectares de floresta. Segundo estimativa dos bombeiros, o fogo está a um quilômetro dessa área.
Ontem, foi montado um posto de comando para centralizar as operações de combate, que reúnem bombeiros, polícia, prefeituras, Fundação Florestal e voluntários. Há 70 bombeiros e 75 voluntários atuando diretamente para debelar o fogo.
Dois helicópteros também são empregados no combate às chamas. Um para levar água até os focos de incêndio e o outro para ajudar na identificação destes. Mais equipes fazem o acesso por terra na região, que é de mata fechada.
Segundo o comitê responsável pelo trabalho, já foram encontrados animais carbonizados, entre eles pássaros e lobos. O fogo também já consumiu vegetação de áreas onde há nascentes e vegetação centenária.
A situação mais preocupante acontece no período da tarde, normalmente, quando a umidade relativa do ar cai e a temperatura aumenta. Os ventos fortes também têm contribuído para propagar o fogo.
O decreto de emergência prevê, entre outras medidas, que os voluntários possam atuar nas atividades, que as equipes de Defesa Civil tenham direito a usar propriedades próximas para as ações e o combate, e que a prefeitura receba apoio de órgãos públicos. (com G1)

O Globo, 25/09/2017, País, p. 5

https://oglobo.globo.com/brasil/incendio-na-serra-da-bocaina-faz-bananal-declarar-estado-de-emergencia-21865459
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Bananal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.