Incêndio de média proporção atinge área próxima ao Parque Nacional de Brasília

G1 - http://g1.globo.com/ - 05/10/2017
Fogo consumiu 32 hectares de vegetação no Setor Militar Urbano; chamas também chegaram perto de estação da CEB. Corpo de Bombeiros diz que mato seco facilitou propagação.



Um incêndio de média proporção atingiu a vegetação próxima ao Parque Nacional de Brasília nesta quinta-feira (5). A área é de preservação ambiental e abriga espécies ameaçadas de extinção. As chamas chegaram a 10 metros de altura e consumiram 32 hectares da região do Setor Militar Urbano (SMU), em frente ao quartel do Exército.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 15h e já foi contido. Não há vítimas. Cerca de 50 militares combateram as chamas durante três horas. O incêndio também consumiu a vegetação próxima à subestação da CEB, na mesma região, mas não chegou a atingir a rede de distribuição de energia.

Tempo seco?

Apesar das chuvas que caíram no DF nas últimas semanas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que a umidade deve baixar nos próximos quatro dias e alcançar a mínima de 25%. O meteorologista Luiz Cavalcante diz que o Distrito Federal vive uma fase de "má distribuição de chuvas" e, por isso, algumas áreas permanecem sujeitas a focos de incêndios.

"A chuva ainda não pegou firme. Só deve começar a cair de forma mais constante a partir da segunda quinzena de outubro."

O primeiro sargento do Corpo de Bombeiros Joberth Medeiros conversou com o G1 sobre a influência do clima nas ocorrências de incêndio. O militar afirma que as chuvas espaçadas e de fraca intensidade não têm apresentado mudanças importantes. "Ainda não saímos da seca. A chuva vem, ameniza e vai embora", diz.

"O Corpo de Bombeiros ainda está alerta e mantém suas operações para caso aconteçam eventos como o de hoje."



https://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/incendio-de-media-proporcao-atinge-area-proxima-ao-parque-nacional-de-brasilia.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.