ICMBio ordena tráfego de veículos nas praias da Resex Marinha de Soure

http://www.icmbio.gov.br - 04/02/2011
A Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Soure, no Pará, acaba de concluir ações educativas e de fiscalização junto à população e barraqueiros para proteger as praias da unidade. Com apoio da PM, foi feita uma operação nas praias do Pesqueiro e da Barra Velha para garantir a proibição de entrada de veículos, divulgada por meio de comunicado em diversos estabelecimentos e associações, nas rádios locais e por alto-falantes.

As praias também foram sinalizadas com placas e banners, indicando a proibição. Na praia do Pesqueiro foi instalada uma porteira, para fazer facilitar o cumprimento da resolução. Só é permitida a entrada de pedestres e veículos autorizados, além dos barraqueiros que possuem a chave da porteira.

Durante a fiscalização na Praia da Barra Velha, algumas pessoas conduzindo veículos, principalmente motos, foram flagradas e autuadas de acordo com o Decreto Federal 6.514/08. Foram emitidos três autos de infração e uma notificação.

Desde 2009, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os membros do Conselho Deliberativo da unidade vêm recebendo reclamações a respeito da entrada de veículos motorizados nas praias da Resex.

A população local e proprietários de barracas nas praias reclamavam da falta de segurança provocada pela movimentação dos veículos na areia, do som alto que os motoristas dos veículos colocavam, dos "rachas" realizados principalmente à noite e de madrugada, além da movimentação dos carros que impede a regeneração da restinga nas praias.

O assunto foi levado ao Conselho Deliberativo da Resex que, em reunião ordinária, em agosto de 2010, emitiu a Resolução n 2, que decidiu proibir a entrada de veículos motorizados nas praias pertencentes à Resex, exceto veículos da segurança pública, de pessoas com necessidade especiais nos momentos de embarque e desembarque, veículos utilitários no ato de carga e descarga e veículos de barraqueiros no período noturno para transporte de materiais.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/icmbio-ordena-trafego-de-veiculos-nas-praias-da-resex-marinha-de-soure-3
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha de Soure
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.