Funai apoia reuniões sobre gestão territorial e ambiental na TI Xacriabá - MG

Blog da Funai - http://blogdafunai.blogspot.com.br - 26/10/2012
Em 24 de setembro, na Terra Indígena Xacriabá-MG, aldeia do Brejo do Mata Fome, ocorreram duas reuniões que trataram de temáticas socioambientais relacionadas à gestão territorial e ambiental da TI. No âmbito do Projeto GATI, foi discutido o tema do extrativismo no Cerrado e na Caatinga na TI Xacriabá, objetivando articulações comunitárias e interinstitucionais em prol do fortalecimento das atividades de extrativismo. Várias instituições que trabalham com extrativismo na região apresentaram projetos e ações que realizam e/ou poderão realizar para melhorar as atividades de extrativismo. Por sua vez, representantes do povo Xacriabá apresentaram as atividades de extrativismo tradicionais que praticam por aldeia e suas principais demandas para continuidade e fortalecimento destas práticas. Ao final da reunião foram encaminhadas ações conjuntas que visam a sustentabilidade do extrativismo na TI Xacriabá, incluindo a geração de renda.

Também foi realizada, pela primeira vez na terra indígena, a reunião do Conselho Consultivo do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu/MSVP, que possui, em sua composição, representantes da TI Xacriabá e da Funai, sendo o Mosaico reconhecido desde 2009. Nesta reunião, além da pauta do Conselho do MSVP, o objetivo da Funai e do Projeto GATI foi apoiar o diálogo sobre a inclusão oficial da TI como área protegida no Mosaico, fortalecendo e potencializando as ações de gestão territorial e ambiental. Os conselheiros presentes manifestaram-se positivamente quanto à inclusão formal da TI Xacriabá no Mosaico, sendo definido como encaminhamento a realização de reuniões entre Funai e povo Xacriabá para esclarecer, dialogar e refletir sobre o MSVP e o que implica a inclusão da TI no mesmo. Os membros do conselho apoiarão estas reuniões, visando enriquecer os esclarecimentos sobre o Mosaico.

As duas reuniões tiveram a presença de lideranças, caciques, professores e agentes de saúde indígenas da TI Xacriabá. Além dos Xacriabá estiveram presentes o assessor do Projeto GATI (PNUD), servidores da Funai (da Coordenação Técnica Local - CTL e da Coordenação Geral de Gestão Ambiental - CGGAM), representante da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimonte, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João das Missões - MG, do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas - CAA, da Cooperativa Sertão Vereda, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio e membros do Conselho Consultivo do MSVP.

Um importante resultado destas reuniões foi o estreitamento das relações de gestão ambiental e territorial entre os diversos atores da TI Xacriabá, Funai, Unidades de Conservação e ICMBio.

Com informações da CGGAM/Funai



http://blogdafunai.blogspot.com.br/2012/10/funai-apoia-reunioes-sobre-gestao.html
PIB:Leste

Unidades de Conservação relacionadas

  • TI Xakriabá
  • UC Sertão Veredas-Peruaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.