As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
24/11/2011
ESEC de Maraca-Jipioca reativa Conselho Consultivo

A Estação Ecológica (Esec) de Maracá-Jipioca, no Amapá, está reativando o seu Conselho Consultivo. Nos dias 10, 11 e 12, foi concluída a última desse processo, com a capacitação dos conselheiros. Logo em seguida, foi iniciada a elaboração de seu plano de ação e comunicação. Os temas tratados na capacitação foram sugeridos pelos próprios conselheiros.

O papel do Conselho Gestor de Unidades de Conservação foi apresentado pelo conselheiro Geraldo Capela, do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Amapá; Legislação Ambiental com foco para pesca e unidades de conservação, pelos servidores do Ibama Geraldo Pinto e Orlando Santos; Captação de Recursos, pelo professor da Universidade do Estado do Amapá, Fernando Rabelo; e Elaboração de Projetos, pelo professor e vice-reitor da Universidade do Estado do Amapá, Raullyan Borja.

Após a etapa de capacitação, os conselheiros passaram a discutir o Plano de Ação do Conselho Consultivo. Cinco demandas foram consideradas prioritárias - implementação da Secretaria Executiva do Conselho Consultivo; elaboração de projeto para retirada dos búfalos do interior da UC; elaboração de demandas para Plano de Manejo da UC; e uso da UC como abrigo para pequenas embarcações e Realização de Educação Ambiental no município de Amapá.

REUNIÃO - Os conselheiros decidiram marcar uma reunião para os dias 8, 9 e 10 de fevereiro para viabilizar a conclusão do Plano de Ação do Conselho Consultivo da Esec de Maracá-Jipioca, que consistirá na elaboração de objetivos estratégicos e ações para cada uma das demandas prioritárias, além da indicação de responsáveis e cronograma para cada ação. Além disso, nessa reunião serão discutidos mecanismos para avaliação da efetividade do Conselho Consultivo da unidade.

Em relação ao Plano de Comunicação do Conselho Consultivo da Esec de Maracá-Jipioca, os conselheiros acordaram que a Secretaria Executiva, composta por ICMBio, Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), será responsável pela criação de um blog do Conselho Consultivo da Esec de Maracá-Jipioca, onde ficarão disponíveis todas as informações do Conselho Consultivo da unidade, como, atas de reuniões, calendário de reuniões, contatos dos conselheiros, a fim de dar transparência às ações.

Além disso, a chefia da unidade indicou a necessidade de criação de um espaço físico do Conselho Consultivo da unidade no Escritório da Esec de Maracá-Jipioca no Amapá, para que os conselheiros possam ter acesso aos documentos e informações do conselho.

APOIO - A reativação do Conselho Consultivo da unidade teve apoio dos analistas ambientais Paulo Russo, do Parque Nacional (Parna) Montanhas do Tumucumaque; Mariella Butti, da Floresta Nacional (Flona) do Amapá, Mariella Butti, Ivan Vascocellos, do Parna do Cabo Orange, Walciclea Cruz, da Coordenação Regional do ICMBio no estado do Pará (CR 4), e Aldebaro Amoras, da Reserva Biológica (Rebio) do Lago Piratuba.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2357-esec-...