"É água limpinha da chuva do lado de casa"

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - http://mds.gov.br - 22/09/2015
De longe, na estrada que vai até a Reserva Extrativista Chico Mendes no seringal Porongaba, região de Brasiléia, no Acre, a paisagem da casa do extrativista Francisco Soares de Melo, 51 anos, chama a atenção: duas caixas d'água e o banheiro colorido em laranja e verde. Com um sorriso tímido e olhos de admiração, ele mostra cada canto da nova tecnologia construída pelo Projeto Sanear Amazônia, parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Memorial Chico Mendes. "Essa tecnologia chegou em boa hora. É água limpinha da chuva do lado de casa", comemora seu Francisco.

Duas caixas d'água vão armazenar um total de seis mil litros de água, captada da chuva pelo telhado da residência. Seu Francisco lembra que, por anos, toda a família tomava a água do igarapé, sem nenhum tratamento - situação comum para a população mais pobre da região amazônica. "Os meninos tinham muita dor de barriga quando pequenos. Deve ter sido por causa da água que a gente tomava." Em 2005, com uma situação financeira melhor, a família conseguiu comprar uma bomba e levar água da fonte até um reservatório.

Além da água de qualidade, o Sanear Amazônia vai garantir saneamento básico às famílias, outro problema na Amazônia. Pequenas casas, afastadas da residência principal, onde ficam as fossas, podem ser vistas na reserva. As famílias convivem com a contaminação do solo e as doenças decorrentes da falta de tratamento do esgoto. Os novos banheiros terão fossa séptica, vaso sanitário e chuveiro. "Vamos deixar de levantar à noite, no sereno, na chuva e até mesmo no meio do sol quente para fazer as necessidades", conta o extrativista.

Na propriedade, moram Francisco, a esposa Cleonice e uma filha de 7 anos. Os outros três filhos - entre 23 e 25 anos - "já se arrumaram". "Duas já casaram, o menino foi para o Exército, lá em Rio Branco", detalha seu Francisco.

A família colhe a castanha-do-Brasil, produto vendido por cerca de R$ 30, a lata, para a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre). "Depende muito da colheita, mas conseguimos umas 30 latas por mês." Cleonice complementa a renda com um salário mínimo que ganha como agente comunitário de saúde de Brasiléia. Com carinho, seu Francisco fala sobre a importância do trabalho da esposa. "Ela me ensinou a tratar a água para beber. Colocar o hipoclorito de sódio, por exemplo."

Para consumo da casa, eles plantam milho, feijão, frutas regionais, e têm algumas ovelhas e cabeças de gado de leite e de corte. "Eu quero aumentar a produção de mandioca e comercializar. Estou planejando isso, o comércio aqui é bom." Com a vida melhorando, Francisco e Cleonice não escondem o grande sonho. "Meu sonho é ter uma casa boa e um transporte melhor; um carro bom", diz ele, com as bochechas coradas pela timidez.

Projeto - O Sanear Amazônia vai beneficiar 2,8 mil famílias de oito reservas extrativistas distribuídas em 14 municípios do Acre, Amazonas, Amapá e Pará. As famílias terão acesso à água por meio das tecnologias sociais Sistema de Acesso à Água Pluvial Multiuso Comunitário e Sistema de Acesso à Água Pluvial Multiuso Autônomo. Indiretamente, o projeto deve atingir oito mil famílias. Ao todo, o governo federal está investindo R$ 35 milhões na ação.

Mais que uma comodidade, o banheiro terá um papel importante na conservação das áreas de floresta das reservas extrativistas. "Com os banheiros de alvenaria, teremos a destinação correta dos dejetos. Essa é a grande importância que esse projeto traz para as 2,8 mil famílias", ressalta o presidente do Memorial Chico Mendes, Antônio Adevaldo Dias.

Acesse o infográfico:
Como funcionam os sistemas de acesso à água pluvial Multiuso Autônomo e Multiuso Comunitário



http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2015/setembro/agua-limpinha-da-chuva-do-lado-de-casa
Recursos Hídricos:Abastecimento

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chico Mendes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.