As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
04/05/2015
Contendas do Sincora realiza reuniao de avaliacao e planejamento

O Conselho Consultivo debateu a situação da Floresta Nacional

O Conselho Consultivo da Floresta Nacional Contendas do Sincorá (BA) realizou, no último dia 15 de abril, uma reunião de avaliação das ações do ano de 2014 e planejamento do biênio 2015-2016.

Durante o encontro, foi debatida a situação atual da Floresta no que se refere a aspectos como chefia, Conselho Consultivo, Plano de Manejo e pesquisas. Além disso, os conselheiros analisaram o Termo de Reciprocidade que a Unidade de Conservação (UC) está elaborando junto à prefeitura do município de Contendas do Sincorá, onde fica localizada a sede da UC.

Foram discutidas ainda as condicionantes com a Vale, referentes à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), as ações de fiscalização planejadas para 2015, a doação de um imóvel para ampliação da sede e a instalação de energia elétrica na sede de campo, que beneficiará todas as atividades realizadas na Unidade.

A conselheira Luiza Gouvêa, representante da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), registrou a importância da continuidade das atividades de educação ambiental voltadas para a conservação dos recursos hídricos. Já o chefe substituto da UC, Johan Pereira, reforçou a necessidade de ações integradas com a comunidade.

"O ICMBio estará sempre buscando um diálogo democrático e permanente com a comunidade, para que seus anseios possam ser ouvidos e a gestão da Floresta Nacional Contendas do Sincorá seja a expressão de todas as entidades que compõem o Conselho Consultivo", concluiu Pereira.

Sobre a Floresta Nacional Contendas do Sincorá

Localizada no sudoeste baiano, a Floresta Nacional Contendas do Sincorá é uma Unidade de Conservação que abriga mais de 11 mil hectares do bioma caatinga. O objetivo da Floresta é promover o uso múltiplo e sustentável dos recursos naturais renováveis, a manutenção e proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade, a recuperação de áreas degradadas, a educação ambiental, a manutenção de amostras do ecossistema caatinga e o apoio ao desenvolvimento sustentável das áreas limítrofes.

Saiba mais sobre esta Unidade de Conservação: http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/b...

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6790-conte...