Desenhos e diário de viagem de Hercule Florence integram exposição em São Paulo

Revista da Cultura - http://www.revistadacultura.com.br - 07/05/2015
Desenhos e diário de viagem de Hercule Florence integram exposição em São Paulo

Lucas Rolfsen / 07/05/2015

A exposição O olhar de Hercule Florence sobre os índios brasileiros acontece até o dia 30 de junho na sala multiuso da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Universidade de São Paulo (USP). O desenhista e pintor autodidata francês chegou por aqui em 1824 quando desembarcou na capital fluminense aos 20 anos de idade.

De 1825 a 1829, percorreu o país como desenhista da expedição Langsdorff. A missão científica tinha o objetivo de levantar dados etnográficos e geográficos de um país, que ainda estava sendo descoberto em toda a sua riqueza social e territorial, resultando em aquarelas sobre o cotidiano dos lugares por onde passava.

Florence criou assim um valioso registro histórico dos povos indígenas, de São Paulo ao Amazonas. A exposição conta com desenhos e trechos de seu diário de viagem. A retrospectiva histórica passa pelos povos Apiaká, Bororo, Munduruku, Xavante paulista e outros.

Ainda é apresentado um panorama da situação atual destas tribos, com a perspectiva de oferecer uma reflexão sobre o futuro dos índios brasileiros, 190 anos depois dos registros deste talentoso artista.


http://www.revistadacultura.com.br/so-no-site/notas/15-05-07/Desenhos_e_di%C3%A1rio_de_viagem_de_Hercule_Florence_integram_exposi%C3%A7%C3%A3o_em_S%C3%A3o_Paulo.aspx
Produção Cultural:Exposições e Debates

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.