Brasil e Guiana Francesa assinam acordo para aprimorar gestão de parques

Amazonia.org.br - 19/06/2008
Representantes dos governos do Brasil e da Guiana Francesa assinam, no próximo sábado (21), acordo de cooperação entre o Parque Nacional do Cabo Orange, no Amapá, e o Parc Naturel Régional de la Guyane, que fica na Guiana Francesa. O objetivo é reforçar as ações de conservação dos ecossistemas associados e valorizar os recursos naturais dos dois parques. A solenidade será a bordo do barco Peixe-Boi, no rio Oiapoque, na fronteira entre os dois países. A iniciativa é inédita.

A assinatura do protocolo têm o apoio do Projeto Oiapoque Natureza (Oyana) e das comunidades locais das duas margens da foz do rio Oiapoque. O projeto tem como base ações de desenvolvimento sustentável, com investimentos na gestão dos recursos naturais e na melhoria das condições de vida das populações locais. A região de fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa caracteriza-se por uma biodiversidade excepcional.

Um dia antes da assinatura do acordo, será aberta a Feira das Comunidades do Projeto Oyana, na paróquia Nossa Senhora das Graças, no Amapá. Além da exposição e venda de artesanatos e produtos típicos e de espetáculos de canto e dança, haverá a apresentação de dois grupos culturais e a exibição do filme "Oiapoque, o rio repartido".

No dia 21, além da oficialização do termo de cooperação entre os dois parques, haverá um almoço para cerca de 40 pessoas - ocasião em que será feita a apresentação do Projeto Oyana. O encerramento do evento também será celebrado com a Feira das Comunidades e apresentação de mais dois grupos culturais.

O Projeto Oyana atua nas áreas de educação ambiental, conhecimento do ambiente natural e humano e gestão da informação, entre outras. Integra o Programa de Gestão Integrada Transfronteiriça da Zona Estuarina do Rio Oiapoque, que tem como objetivo aprimorar a cooperação entre Brasil e França.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cabo Orange
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.