Aves e outros animais do Parque Nacional da Serra da Canastra são tema de livro

G1 - http://g1.globo.com/ - 21/12/2017
Aves e outros animais do Parque Nacional da Serra da Canastra são tema de livro
Panorama geral da região conta com registros da natureza, levantamento histórico da cultura e ilustrações exclusivas da fauna local.

G1


Criado em 1972 com o objetivo de proteger as nascentes do rio São Francisco, o Parque Nacional da Serra da Canastra se tornou tema de um livro que reúne fotografias de natureza, levantamentos histórico e cultural da região, textos explicativos e ilustrações exclusivas da ecologia mineira.

Durante 10 anos desenvolvendo o projeto, o autor e historiador Alessandro Abdala pôde registrar cerca de 250 espécies de animais encontrados no Parque, reunir informações detalhadas da cultura regional e produzir um panorama completo do Cerrado, descrevendo paisagens, plantas e animais. "Além de ser minha terra, o Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos maiores patrimônios naturais do Brasil. A região representa, para o Sudeste brasileiro, um verdadeiro refúgio de vida selvagem."

Com temas amplamente discutidos, o livro "Serra da Canastra: refúgio das aves do Cerrado" evidencia a avifauna local. "As aves foram nosso principal objeto de estudo. Desde criança aprendi a gostar da natureza, observar e identificar as espécies e, depois de adulto, o interesse em estudá-las só cresceu", explica o autor, que aposta na beleza das imagens para atrair os leitores. "Tentamos fazer um material sério, com informações científicas que pudessem ser apreciadas por qualquer pessoa. Queremos impressionar pela beleza das imagens e aí, se o leitor tiver interesse, poderá também ter acesso a todas as outras informações."

Aves típicas da região da Canastra, espécies raras e animais ameaçados de extinção, como o pato-mergulhão, galito, andarilho e papa-moscas-do-campo, são alguns dos destaques entre os registros da obra. O maxalalagá também é uma espécie realçada entre os cliques por ser pouco documentada e raramente registrada.

Além da obra, o projeto lança uma exposição itinerante que percorrerá as cidades mineiras levando 30 painéis com imagens da fauna, da flora e da cultura da Canastra.

Os lançamentos do livro "Serra da Canastra: refúgio das aves do Cerrado" e da mostra fotográfica estão marcados para amanhã (22/12), às 19h30, na Casa da Cultura Sérgio Pacheco. R. Coronel José Afonso de Almeida, 184, Sacramento (MG).



https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/aves-e-outros-animais-do-parque-nacional-da-serra-da-canastra-sao-tema-de-livro.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.