Área de Proteção do Lago do Amapá celebra 12 anos de preservação ambiental

Agência de Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br/ - 26/12/2017
Área de Proteção do Lago do Amapá celebra 12 anos de preservação ambiental

Agência de Notícias do Acre - Por Maria Meirelles


Rica em biodiversidade, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago do Amapá, localizada em Rio Branco, celebra nesta terça-feira, 26, doze anos de criação e conservação ecológica.

Gerida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a unidade de conservação de uso sustentável permite a coexistência de áreas de interesse para preservação e atividades socioeconômicas urbanas e rurais. Ao todo, 190 famílias vivem no local em comunhão com o meio.

A APA do Lago do Amapá destaca-se por adequar as atividades econômicas e a conservação do espaço, garantindo ao mesmo tempo desenvolvimento sustentável e qualidade de vida aos comunitários.

Com 5.208 hectares de extensão, a unidade de conservação caiu na graça dos rio-branquenses que recorrem ao local para realizar atividades de integração com o meio, como trilhas e piqueniques.

Mirna Caniso, gestora da APA, observa que a área se diferencia por possuir uma gestão de caráter dinâmica do território, moldável pelas contribuições políticas e socioeconômicas.

"A perspectiva de gestão da APA é diferenciada, pois contribui com a mobilização e sensibilização para o ordenamento territorial, que se desenvolve através da interlocução direta com o poder público local, partilhando uma gestão mais ampla do território, inclusive em áreas privadas", salienta a gestora.

Com 87% de floresta nativa, o Acre concentra 22 Unidades de Conservação (UCs) e 36 Terras Indígenas reconhecidas - 47,9% do território protegido por lei.


PROCESSO DE CRIAÇÃO

A unidade de uso sustentável foi implementada em 2005, na gestão do então governador Jorge Viana. A proposta de transformar o local em uma área de proteção ambiental partiu da comunidade e foi amplamente apoiada pelo Estado.

Outro parceiro gestor importante é o Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental Lago do Amapá. Com a missão de propor projetos que garantam os atributos sociais, ambientais, paisagísticos e de proteção da UC, o organismo é atuante e faz a diferença no processo de cogestão.

PERSPECTIVAS PARA 2018

Com o crescimento do turismo de base comunitária no local, para 2018 a Sema planeja realizar a sinalização da unidade, em parceria com o coletivo Travessias na Floresta que tem estimulado a promoção da Trilha do Lado do Amapá. A procura por trekking na APA se reflete no aumento da demanda da oferta de serviços, fomento o ecoturismo e a geração de emprego e renda na comunidade.

A área de proteção ambiental também é utilizada para estudo e pesquisas científicas, pelas academias e instituições de ensino.



http://www.agencia.ac.gov.br/area-de-protecao-do-lago-do-amapa-celebra-12-anos-de-preservacao-ambiental/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago do Amapá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.