As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
08/12/2015
Aparados da Serra promove caminhada para festejar 56 anos

Evento será no sábado (12), a partir das 9h. São dois percursos. Escolha o seu!

Brasília (08/12/15) - O 56o aniversário do Parque Nacional de Aparados da Serra, na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, será comemorado com uma caminhada no próximo sábado (12), às 9h. O evento, que está sendo chamado de "Aparados da Serra no Limite!", permitirá aos participantes conhecer um pouco da história da unidade de conservação, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Haverá dois percursos (Veja aqui). O primeiro, dentro dos limites do parque em Santa Catarina, sairá da Serra do Faxinal (SC 290), na região do Morro dos Cabritos, até a entrada principal da unidade, na Guarita Gralha Azul. O percurso é de 7,97 km. Os interessados em participar podem fazer suas inscrições no horário de expediente por meio do telefone (54) 3251-1277 ou e-mail parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br.

O outro percurso, nos limites do parque no estado do Rio Grande do Sul, sairá de área próxima da Pousada Parador Casa da Montanha e seguirá pela antiga Estrada de Tropeiros, também em direção à entrada principal do parque, na Guarita Gralha Azul. Serão, ao todo, 9,66 km. As inscrições estão sendo feitas pelos telefone (54) 9670-2561 e (54) 3251-1277 ou e-mail parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br.

Os dois percursos têm grau médio de dificuldade, principalmente em função dos desníveis dos terrenos e alguns locais onde os limites do Parque Nacional de Aparados da Serra saem do traçado das rodovias. Os gestores do parque pedem aos interessados em participar da caminhada que levem água, lanche e agasalho.

Representantes das comunidades da região do entorno do parque, empresas de turismo e condutores devem participar do evento. O transporte até o local, assim como o retorno, é de responsabilidade dos interessados. O parque poderá auxiliar na organização de caronas solidárias. No local de encontro dos dois percursos, a entrada do parque, haverá confraternização no momento da chegada dos dois grupos de caminhantes.