No Parque Nacional de Anavilhanas, o rio Negro apresenta um cenário singular que oferece inúmeras possibilidades de sensações, experiências e aprendizagem, em um labirinto de ilhas e águas negras espelhadas que se transforma com a variação do nível do rio, em um convite a desafiar nossos limites e ampliar nossa visão de mundo.
PARNA de Anavilhanas
Información general
Município(s) no(s) qual(is) incide a Unidade de Conservação e algumas de suas características
Ciudad | Población (IBGE 2007) | Población non-urbana (IBGE 2001) | Población urbana (IBGE 2001) | Departamento | Area de la ciudad (ha) | Área de la UC em la ciudad (ha) | Área de la UC em la ciudad (ha) |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Novo Airão | 14630 | 2667 | 6984 | AM | 3.777.125 | 248.184 | 69.96 % |
Manaus | 1646602 | 9067 | 1396768 | AM | 1.140.106 | 106.579 | 30.04 % |
Pressões e ameaças
O desmatamento, as queimadas e a mineração industrial, são algumas das pressões que mais ameaçam as Unidades de Conservação. Veja abaixo dados atualizados sobre essas pressões nesta UC; para uma visualização comparativa entre as UCs mais desmatadas na Amazônia Legal, acesse o ranking dinâmico.
Para detalhes sobre a obtenção dos dados, acesse nossa nota técnica.
Características
Características
Histórico
Com uma área de 350.018 ha, o parque foi criado pelo presidente João Figueiredo em 1981 na categoria de Estação Ecológica. Primeiramente, a ESEC de Anavilhanas tinha como objetivo conservar mostras representativas de importantes ecossistemas pertencentes ao bioma amazônico, dessa forma, permitia somente a visitação educativa. Posteriormente, para compatibilizar suas atividades com a grande demanda de turismo oriundo de Manaus e harmonizar as relações com as comunidades tradicionais do entorno, a unidade teve sua categoria alterada para Parque Nacional em 2008, pela Lei no 11.799, de 29 de outubro. O Parque permanece com a restrição de proteção integral e o com objetivo de preservar o arquipélago fluvial de Anavilhanas, bem como, suas diversas formações florestais, entretanto, permitindo turismo sustentável nas áreas previstas pelo instrumento de gestão da unidade. O plano de manejo da ESEC foi elaborado em 1999 e decretado em 2002, porém, após a recategorização espera-se que o mesmo seja revisado. A fim de evitar que a unidade sofra pressão da visitação consolidada e em processo de expansão, foi aprovado um conjunto de normas para ordenamento do uso público em 2012 pela Portaria no 47, que será válido até a atualização do plano para parque nacional. Além do plano de manejo, a unidade conta com um conselho consultivo criado pelo IBAMA em 2006.
O interesse pela criação da unidade surgiu do Dr. Paulo Nogueira Neto, secretário do meio ambiente do governo federal, a partir de uma visita e sobrevoo à região (NOGUEIRA-NETO, 1991). Segundo o ICMBio, sua beleza e atributos ecológicos relevantes culminaram em reconhecimentos nacionais e internacionais, como: Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade (UNESCO) e Reserva da Biosfera (UNESCO); candidato à Sítio RAMSAR; inserção no Corredor Central da Amazônia (Projeto Corredores Ecológicos/PPG7), integrar o Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro (MMA No483, de 14/12/2010) e umas das unidades de conservação federais consideradas prioritárias para estruturação da visitação por parte do ICMBio.
O Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro foi criado em 2010, englobando onze unidades de conservação. A criação do mosaico pretende contribuir no fortalecimento de políticas públicas e ações integradas numa escala territorial mais ampla, formando um corpo único com diverso de atores sociais e facilitando os processos de comunicação, interação e gestão de projetos de desenvolvimento territorial e conservação ambiental da região (CARDOSO, 2010).
A origem do nome do parque vem do arquipélago Anavilhanas, nome muito antigo e tradicional que pode estar relacionado a navios, pois o arquipélago foi e ainda é um importante meio de navegação fluvial que permitiu a fixação das fronteiras brasileiras no nordeste da Amazônia (NOGUEIRA-NETO, 1991).
O PARNA Anavilhanas recebeu junto a outras UCs do Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro a aplicação do Sistema de Indicadores Socioambientais para Unidades de Conservação (SISUC). Este sistema é uma ferramenta pública e livre para a utilização, sua aplicação visar focar o conhecimento de todos os envolvidos com a área de proteção à gestão socioambiental das UCs, subsidiando a tomada de decisão por meio do ponto de vista dos diversos setores da sociedade, incluindo as populações locais.
Para saber sobre o resultado das aplicações, veja mais na aba SISUC.
Saiba mais sobre o Mosaico de Unidade de Conservação do Baixo Rio Negro aqui.
Localização
O Parque Nacional de Anavilhanas localiza-se na bacia do Rio Negro um dos maiores tributários do Rio Amazonas, nos municípios de Manaus e Novo Airão do estado Amazonas. O acesso a partir de Manaus por via terrestre é facilitado por conta do asfaltamento das estradas e condições de tráfego razoavelmente boas durante o ano todo, completa-se o trajeto em no máximo 2h30min. Por via fluvial, há barcos regionais e lanchas rápidas que levam de 9 a 3 horas, respectivamente.
Situação Fundiária
O Parque Nacional de Anavilhanas é uma das poucas unidades de conservação no Brasil com situação fundiária resolvida. As terras onde a ESEC foi implantada resultaram da combinação de áreas estaduais e federais cedidas pelo Serviço do Patrimônio da União à extinta Secretaria do Meio Ambiente do Ministério do Interior, hoje IBAMA, para a atividade específica de Estação Ecológica. Pela Lei Estadual no 1.311 de 18/12/1978, o governo do Amazonas cedeu 42.500 ha na parte noroeste da Estação Ecológica ao Patrimônio da União, que por sua vez cedeu esse imóvel e os restantes que compõem a ESEC, após a arrecadação das terras pelo INCRA (MMA, 1999).
Atrações
Os maiores atrativos são o turismo de interação com botos-vermelhos (também conhecidos como botos cor-de-rosa); as praias (existentes de setembro a fevereiro - período da seca); as trilhas aquáticas de igapó (de março a agosto - período da cheia); as ilhas, que vistas de cima são um espetáculo inesquecível; as trilhas terrestres; a observação de flora e fauna, que proporcionam um fabuloso contato com o ambiente amazônico; e os passeios de barco pelo arquipélago das Anavilhanas; além da possibilidade de visitar comunidades tradicionais ribeirinhas e conhecer o belo artesanato de Novo Airão (ICMBio,c).
A interação com os botos-vermelhos é uma atração turística independenteque existe desde 1998. O Grupo de Trabalho Botos, formado por instituições de pesquisa, comunidade e órgãos gestores foi criado em 2010 por estar nos limites do Parque para possibilitar um turismo com botos de forma participativa e democrática, considerando todos os aspectos envolvidos: biológicos, ecológicos, além das variáveis culturais, sociais e econômicos (ICMBio,b).
Veja mais em:
http://www.icmbio.gov.br/parnaanavilhanas/guia-do-visitante.html
http://www.icmbio.gov.br/parnaanavilhanas/turismo-com-botos-vermelhos.html
http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/02/artigos-abordam-manejo-do-turismo-com-botos
Características Ambientais
Localizado integralmente no bioma amazônico, a unidade de conservação apresenta formações florestais diversas, como: floresta ombrófila densa, igapó, campinarana, caatinga-gapó e chavascal, além de ecossistemas fluviais e lacustres (ICMBio,a). A parte fluvial do parque, com mais de 400 ilhas, aproximadamente 130 km de extensão e em média 20 km de largura, representa 60% da unidade, enquanto a porção de terra firme representa 40%, num total de 350.018 ha (ICMBio,a). Anavilhanas pode ser considerada como representante do ecossistema de rios de águas pretas, a exemplo o rio Negro. Os rios são conhecidos regionalmente como "rios da fome" em razão das condições ecológicas predominantes, principalmente, pelo regime hídrico que estabelece ciclos de alagamento e seca e sua condição oligotrófica (níveis baixos de nutrientes, levando a uma baixa produtividade de biomassa terrestre e aquática) (MMA, 1999).
Com relação à biodiversidade da UC, algumas espécies estão classificadas como ameaçadas de extinção, das quais se destacam: o maracajá-peludo, o tamanduá-bandeira, a onça-pintada, o tatu-canastra, a ararinha e o peixe-boi-da-Amazônia (ICMBio,d).
Pressões e Ameaças
A unidade de conservação sofre com intenso tráfego de embarcações, invasão de posseiros, pesca ilegal, turismo predatório, extração de madeira, retirada de cascalho/areia do leito dos rios, além de um desmatamento acumulado na UC até 2013 de 1936,34 ha.
O monitoramento das atividades ilegais na UC é de difícil controle, assim como a aplicação dos instrumentos legais é baixa na região. As práticas culturais, as crenças e os usos tradicionais dos recursos naturais estão em conflito com a categoria e os objetivos da UC, sendo ainda que o valor de mercado de recursos da UC é alto.
O turismo tende a aumentar drasticamente em longo prazo. A pesca, por sua vez, deve apresentar um aumento ligeiro em médio prazo (acerca dos próximos 20 anos) e a extração mineral, que tem um impacto severo, deve permanecer constante e de forma espalhada pela área da UC.
Referências
INSTITUTO CHICO MENDES a. Parque Nacionnal de Anavilhanas. História. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/parnaaavilhanas/quem-somos/historia.html. Acessado em: 19 de março de 2015.
INSTITUTO CHICO MENDES b. Turismo com botos-vermelhos. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/parnaanavilhanas/turismo-com-botos-vermelhos.html. Acessado em: 19 de março de 2015.
INSTITUTO CHICO MENDES c. Guia do visitante. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/parnaanavilhanas/guia-do-visitante.html. Acessado em: 19 de março de 2015.
INSTITUTO CHICO MENDES d. Parque Nacional de Anavilhanas. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/amazonia/unidades-de-conservacao-amazonia/1977-parna-de-anavilhanas.html?highlight=WyJhbmF2aWxoYW5hcyJd
Observaciones
Participar como Conselheiro das Reuniões do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Anavilhanas em Novo Airão, 25 à 29/11/2014.
(DOE AM 24/11/2014)
Reuniões do Conselho Gestor do Parque Nacional de Anavilhanas em Novo Airão, 24 a26/07/2014.
(DOE AM 31/07/2014)
Termo de Cessão no 001/2014. Processo no 473/2013 de 24 de março de 2014. Cessão de bem imóvel, pertencente à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) em favor do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), para consolidar o funcionamento de um posto terrestre de vigilância e fiscalização ambiental na rodovia estadual AM-070, área de influência do Parque Nacional de Anavilhanas e RDS do Rio Negro, em apoio a implementação de estratégia de fiscalização conjunta na região. (DOE AM 26/03/2014)
Patrimônio Natural da Humanidade: Parna do Jaú, RDS Mamirauá, RDS Amanã e Esec Anavilhanas (Unesco, 2003).
Participação da Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Anavilhanas, de 01 a 02/12/2010.
(DOE AM 30/11/2010)
Capacitação do Conselho Gestor do Parque Nacional de Anavilhanas (17/07/2010).
(DOE 15/07/2010)
Physical Aspects
Sobreposições com outras Unidades de Conservação ou Terras Indígenas
Não pertinente.
Biomas
Bioma | % en la UC |
---|---|
Amazônia | 100.00 |
Fitofisionomias
Tipo de vegetación (con exclusión de las masas de agua) | % en la UC |
---|---|
Floresta Ombrófila Densa | 82.27 |
Contato Campinarana-Floresta Ombrófila | 17.73 |
Cuenca hidrográfica
Cuenca | % en la UC |
---|---|
Negro | 100.00 |
Presión / amenaza |
---|
Tráfego de embarcações |
Invasão de Posseiros |
Pesca Ilegal |
Turismo Predatório |
Extração de Madeira |
Retirada de cascalho/areia |
Contactos
Endereço para Correspondência (Ibama):
Rua Ministro João Gonçalves de Souza, s/nº - Km 01- Br 319, Distrito Industrial
CEP: 69075-830 - Manaus - AM
Tel: (92) 3613-3080, 3613-3094, 3613-3096, 3613-3277 e 3613-3261
Fax: (92) 3613-3095
Coordenadoria Regional (ICMBio): Caio Marcio Paim Pamplona
Endereço CR: Av. do Turismo, 1350 - Tarumã
CEP: 69041-010 - Manaus - AM
Tel: (92) 3613-3080
(92) 3232-7040
(92) 3303-6443
Noticias
Juridical Documents
Tipo de documento | Numero | Acción | Fecha del documento |
Fecha de publicación![]() |
Observación | Documento na íntegra |
---|---|---|---|---|---|---|
Portaria | 352 | Instrumento de gestão - plano de manejo | 19/05/2017 | 24/05/2017 | Aprova o Plano de Manejo do Parque Nacional de Anavilhanas/AM. (Processo no0 2 0 7 0 . 0 0 1 2 0 2 / 2 0 11 - 3 1 ) |
![]() |
Portaria | 47 | Instrumento de gestão - uso público | 09/04/2012 | 10/04/2012 | Estabelece normas para o ordenamento da visitação no Parque Nacional de Anavilhanas até a publicação do seu Plano de Manejo. |
![]() |
Lei | 11.799 | Alteração de categoria | 29/10/2008 | 30/10/2008 | Art. 1o A Estação Ecológica de Anavilhanas, criada pelo Decreto no 86.061, de 2 de junho de 1981, passa a denominar-se Parque Nacional de Anavilhanas.Parágrafo único. Os limites do Parque Nacional de Anavilhanas permanecem os definidos no Decreto no 86.061, de 2 de junho de 1981.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11799.htm | |
Portaria | 101 | Conselho | 19/12/2006 | 20/12/2006 | Ibama cria o Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Anavilhanas, com a finalidade de contribuir a com a implantação e implementação de ações destinadas à consecução dos objetivos de criação da referida Unidade de Conservação. |
![]() |
Portaria | 161 | Instrumento de gestão - plano de manejo | 24/12/2002 | 27/12/2002 | Aprova o Plano de Manejo da Estação Ecológica de Anavilhanas |
![]() |
Decreto | 86.061 | Criação | 02/06/1981 | 04/06/1981 | Cria a Estação Ecológica de Anavilhanas, localizada no Estado do Amazonas, nos municípios de Manaus, Airão e Novo Airão, composta por três áreas. |
![]() |
Videos
Parque Nacional Anavilhanas
|
Estação Ecológica de Anavilhanas Amazônia - parte 1/3
O Parque Nacional de Anavilhanas, criado em 1981 como uma Estação Ecológica, teve sua categoria alterada para Parque Nacional em 2008, porém seus limites continuaram os mesmo. Com paisagens exuberantes e mais de 400 ilhas no Rio Negro, o Parque Nacional de Anavilhanas possui 350 mil hectares distribuídos nos municípios de Manaus e Novo Airão.
Fonte: IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas Veja mais: http://www.youtube.com/socioambiental
|
comments powered by Disqus