Queimadas deixam municípios do Tocantins em situação de emergência

G1 - http://g1.globo.com - 13/09/2010
Vinte municípios do Tocantins decretaram situação de emergência por causa das queimadas. O fogo se espalhou por áreas de preservação ambiental.

A situação no Parque Estadual do Lajeado voltou a preocupar os órgãos ambientais. O fogo está concentrado na região serrana, onde o acesso é difícil. As chamas já atingiram cerca de 70% da unidade.

No Corredor Ecológico do Jalapão, os incêndios continuam. No Parque Nacional do Araguaia, dentro da Ilha do Bananal, o fogo está controlado. Parte da equipe que atua na região vai ser levada para uma nova área.

O fogo também chegou ao município de Porto Nacional. Em uma área de quase 10 hectares, o pasto virou cinza. Entre as regiões queimadas, restou uma plantação de frutas cítricas. Os pés de laranja e limão do agricultor José Aparecido Mota foram salvos graças a um aceiro. "Aqui o calor foi tanto que, a 30 metros de distância, a planta foi queimada, para você ver a violência desse fogo", afirma.

Destino diferente tiveram as duas caminhonetes e a sede da fazenda. "É a mesma coisa que perder um ente querido da gente, um filho, um pai, uma mãe. Não tem diferença, não. Se alguém já passou por isso, não tem diferença", contou Mota.


http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/09/queimadas-deixam-municipios-do-tocantins-em-situacao-de-emergencia.html

Amazônia:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Araguaia
  • UC Leandro (Ilha do Bananal/Cantão)
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.