Projeto que beneficiará mais de 500 crianças e adolescentes da RDS Amanã é lançado durante seminário no AM

Fundação Amazônia Sustentável - http://fas-amazonas.org - 17/04/2015
Evento inaugural da iniciativa contou com mais de 600 participantes na comunidade São João do Ipecaçu, Zona Rural do município de Maraã


Foi lançado no último fim de semana o Projeto "De mãos dadas pela Sustentabilidade", uma parceria da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Prefeitura de Maraã, com patrocínio do Banco Bradesco, voltada para crianças e adolescentes da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã. O I Seminário FUMCAD, evento inaugural da iniciativa, aconteceu nos dias 11 e 12 de abril na comunidade São João do Ipecaçu, zona rural do município, e reuniu 623 moradores de 27 comunidades da reserva em palestras sobre educação, meio ambiente e geração de renda.

Estiveram presentes na ocasião o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, o superintendente técnico-científico, Eduardo Taveira, o prefeito de Maraã, Cícero Lopes, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Maraã, Cleuma Justine de Castro, e o presidente da Central das Associações de Moradores e Usuários da Reserva Amanã (Camura), Pedro Canizio.

O projeto pretende beneficiar 500 crianças e adolescentes de 19 comunidades localizadas na RDS Amanã por meio de atividades de esporte, cultura e educação. A iniciativa conta com investimentos no valor de R$ 625 mil, doados pelo Bradesco por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad).

Para o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, o projeto é um marco para atenção da criança e adolescente em comunidades ribeirinhas de Maraã. "Essa iniciativa é muito importante por estar voltada ao desenvolvimento de atividades relacionadas às famílias ribeirinhas. O envolvimento da família no desenvolvimento da criança e adolescente é muito importante, e a mobilização que tivemos na RDS Amanã mostra como o projeto é promissor", destacou o superintendente.

O prefeito do município, Cícero Lopes, ressaltou que a parceria com a FAS pode mudar a vida dos jovens envolvidos nas atividades e o futuro das comunidades. "Desde 2013, quando começamos o contato com a FAS, já conseguimos várias atividades, obras para a zona rural, e nos sentimos felizes a cada dia abrir mais parcerias para melhorar a vida das pessoas no município. Hoje serão beneficiados, além das 500 crianças, mais 50 adultos que estarão empregados e vão gerar emprego e renda para Maraã", declarou.

FUMCAD

O FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei Federal no 8.069/90) e visa financiar projetos sociais através do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas. Com os recursos arrecadados pelo fundo, é possível desenvolver projetos sociais voltados a crianças e adolescentes que garantam seus direitos.



http://fas-amazonas.org/2015/04/projeto-que-beneficiara-mais-de-500-criancas-e-adolescentes-da-rds-amana-e-lancado-durante-seminario-no-am/
Desenvolvimento Sustentável

Related Protected Areas:

  • UC Amanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.