Lixo deixado em Jericoacoara é recolhido por voluntários

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 05/06/2018
Lixo deixado em Jericoacoara é recolhido por voluntários
Desde 2015, Parque mobiliza a comunidade local para realizar a atividade.

ICMBio | Por: Maya Lopes/Parna Jericoacoara
Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 16h27


Mais um multirão de limpeza foi realizado no Parque Nacional de Jericoacoara no dia 22 de maio. O trabalho de colher o lixo espalhado pela natureza contou com a colaboração voluntária de 88 pessoas no recolhimento direto dos resíduos. Para ajudar na atividade, empresários da região doaram água, lanches e sacos de ráfia. Na primeira contagem do dia foram registrados 66 sacos de lixo cheios, pesando 50 quilos.

Desde 2015, o Parque mobiliza a comunidade local para realizar essa atividade. Até 2017 ocorriam apenas dois mutirões por ano, cada um abrangendo a totalidade da área da unidade de conservação. Já a partir deste ano a logística mudou: a gestão do Parna Jericoacoara setorizou os mutirões, organizando quatro ao longo ao ano, e cada um em uma região específica do Parque.

O mutirão aconteceu na praia do Preá, no lado leste da Vila de Jericoacoara, local muito utilizado principalmente para transporte de turistas entre a Vila e o município vizinho de Cruz, onde foi inaugurado o aeroporto Regional de Jericoacoara no ano passado.

Os outros mutirões ocorrerão nas regiões da Lagoa Grande, do Mangue Seco e do Entorno da Vila - que abrange também o Serrote e a Duna do Pôr do Sol, pontos próximos e também muito frequentados por turistas e moradores. Este ano, um quinto mutirão também foi organizado por moradores e trabalhadores locais, realizado no dia 25 de abril, na área do Riacho Doce O local fica próximo à Árvore da Preguiça, uma das grandes atrações do Parque Nacional de Jericoacoara, e também próximo à praia do Preá. Na ocasião, 70 voluntários fizeram a coleta em apenas três horas, totalizando mais de 200 sacos de lixo.

O Parna Jericoacoara é o terceiro Parque Nacional mais visitado do Brasil. Por ano, são recebidos aproximadamente 800 mil turistas, além dos 3 mil e quinhentos moradores da Vila. Concomitantemente aos mutirões, há uma usina de triagem de resíduos na Vila de Jericoacoara trabalhando com materiais recicláveis. O local, regido pela Cooperativa de Catadores, tem um projeto de coleta seletiva junto a 71 pousadas de Jericoacoara.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9672-lixo-deixado-em-jericoacoara-e-recolhido-por-voluntarios
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Jericoacoara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.